fbpx
Edital vai abrir espaço para pelo menos 10 grupos de todo o Brasil
Compartilhe:

PIÇARRAS - A Fundação Municipal de Cultura (FMC) confirmou para o período entre 14 e 18 de abril a realização da 8ª edição do Festival de Teatro da cidade.

O evento deve abrir espaço para apresentação de pelo menos dez peças teatrais com entrada gratuita. A seleção das peças inscritas será regulamentada por um edital.

Continua depois da Publicidade

Em 2020, o Festival abrirá a possibilidade de inscrição de companhias de todo o Brasil.

“Vamos ampliar o edital de escolha das companhias teatrais e proporcionar peças de nível nacional gratuitamente para continuar impulsionando o teatro em nossa cidade”, frisou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello Pereira.

Além do cachê, cujo valor está sendo avaliado, os atores também recebem hospedagem e alimentação na cidade. A etapa atual é de elaboração do edital que seleciona avaliadores para as peças que irão se apresentar na cidade.

“Nós abrimos edital público para a escolha de curadores do festival e avaliadores que irão pontuar as melhores peças teatrais, que também são escolhidas em edital público”,

explicou Silvana. O Festival de Teatro de Balneário Piçarras tem uma metodologia própria, com cinco dias de apresentações gratuitas espalhadas em vários lugares da cidade, como forma de fomento à arte. O Festival também é organizado pela Câmara Setorial de Teatro, que conta com a participação de atores e atrizes locais.

Companhias locais

O Festival de Teatro também prevê uma cota específica para companhias de Balneário Piçarras.

“Reservamos vagas específicas para grupos de Balneário Piçarras. Precisamos incentivar o teatro não apenas como espectadores, mas também como forma de arte, de expressão e, quem sabe, do surgimento de artistas locais”, pontuou a Presidente da FMC.

Resgate cultural

As duas primeiras edições do Festival de Teatro de Piçarras foram realizadas nos anos de 1990 e 1991 no prédio da antiga SAP - Sociedade Amigos de Piçarras. O evento tinha o objetivo de incentivar a produção teatral em Balneário Piçarras e trazer a magia do teatro à população como forma de entretenimento e cultura.

Após 23 anos sem ser realizado, em 2014, a Prefeitura de Balneário Piçarras resgatou o festival e tornou-o conhecido em todo o estado.

Leia também:
Espetáculos da Paixão de Cristo são os destaques da celebração de Páscoa em Penha e Piçarras
Teatro catarinense dá adeus a Abigail Camargo
Gabriela Jacinto lança novo videoclipe enquanto prepara primeiro DVD da carreira
Inscrições abertas para blocos e candidatos ao Concurso de Marchinhas

 

Compartilhe:
  • 1
  • 2