Publicidade

Yukaline - Conecta você.

Da Região - Quem quer começar ou já toca um instrumento de percussão não pode perder as oficinas gratuitas que serão oferecidas nas próximas semanas. Em Itajaí, o 3º Percussão em Foco se realiza entre os dias 12 e 15 com oficinas e concertos gratuitos voltados ao aperfeiçoamento técnico de bateristas e percussionistas. Em Barra Velha, o professor Sílvio Leandro da Silva vai abrir as portas do Espaço Cultural Critério D’Alma para o workshop “Bateria: sensibilização musical”, com Osni Ferraz, no sábado (21).

Para a terceira edição do "Percussão em foco" serão quatro dias de evento e as inscrições antecipadas podem ser feitas no site www.eventbrite.com.br. O evento busca ampliar a formação de bateristas e percussionistas, complementando os estudos oferecidos pelas escolas

Publicidade

“Em 2015, o formato do evento mudou bastante e a adesão do público foi muito expressiva. A segunda edição rendeu um grande impacto social e educativo para a área percussiva da nossa região”, comenta Mário Júnior, baterista e organizador do projeto desde 2015.

Neste ano as oficinas serão conduzidas por Ramon Montagner, Pandeiro Repique Duo, Willian Goe, Grupo Livre de Percussão e Vera Figueiredo, que também se apresentam durante o evento.

Todas as atrações do Percussão em Foco se concentram na Casa da Cultura Dide Brandão e a entrada é um instrumento musical (novo ou usado) que será doado para alunos de baixa renda; ou fraldas geriátricas/produtos de higiene para o Asilo Dom Bosco.

Confira a programação completa do III Percussão em Foco:

 
12/07 – Ramon Montagner
Entre 1992 e 2006 acompanhou o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações. Já gravou 4 álbuns desde 1998, contando com parceiros como Hermeto Paschoal, Mané Silveira, Sizão Machado, entre outros.  Atualmente divulga seu 4º cd intitulado “Moldura dos Pés” e finaliza o 2º livro “Imaginação Rítmica”.  https://www.ramonmontagner.com/ 
  • 14h às 17h – Oficina “Coordenação para Bateria Brasileira”
  • 20h – Concerto didático “Moldura dos Pés”

 
13/07 – Pandeiro Repique Duo
Resultado do encontro destes instrumentos típicos da alma carioca e da percussão brasileira, é formado por Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo. Eles colocam lado a lado o virtuosismo do pandeiro e do repique extrapolando suas origens regionais. O resultado é uma sonoridade sem limites. O projeto foi oficializado em 2009, percorrendo diversos países da África, Europa e América do Sul com shows e workshops.
  • 14h às 17h – Masterclass “Repique” E PANDEIRO
  • 20h – Concerto Didático

 
14/07 – Willian Goe
Atua com os grupos Percusax, Armação Instrumental, Banda Itajazz, Onda Jazz e Trio Americanto. Também é integrante das bandas dos artistas Ana Paula da Silva, Arnou de Melo e Bárbara Damásio. É licenciado em Música, Bacharel em Bateria e Percussão e Pós Graduado em Educação Musical. Atua como professor, baterista e percussionista. 
  • 14h às 17h – Oficina “Percuteria – Set up e coordenação”
  • 20h – Grupo Livre de Percussão (GLiP) – Concerto didático -  Formado por André FM, Diogo Costa, Osvaldo Pomar e Marcio Bicaco, explora o gênero é instrumental percussivo. No repertório há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diferentes autores como Ney Rosauro, Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, Chico Santana, entre outros.

 
15/07 – Vera Figueiredo
É professora e supervisora de cursos do Instituto de Bateria Vera Figueiredo, na capital de São Paulo e vem se apresentando em importantes eventos e festivais direcionados à bateria e à percussão no Brasil e no mundo. Como integrante da Orquestra Avon, acompanhou diversos artistas, entre eles a americana Diana King e os renomados brasileiros Zélia Duncan, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Rita Lee, Leila Pinheiro e Margareth Menezes.
  • 14h às 17h – Masterclass de bateria para professores: “Olhar didático e planejamento”
  • 20h – Concerto didático

Barra Velha

O workshop “Bateria: sensibilização musical” vai apresentar aspectos físicos, curiosidades e possibilidades sonoras do instrumento. A participação é gratuita e a certificação terá uma taxa de R$ 10. De acordo com os organizadores, as vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo telefone 991427164 ou no http://www.facebook.com/crietrioalimentodalma.

O Espaço Cultural Critério D’Alma está localizado na Rua Armando Petrelli, 104 – Sala 03 - no Centro de Barra Velha.

 

Publicidade
X

Right Click

No right click