Publicidade

Yukanet

Grupos vão se apresentar na Praça Lauro Carneiro de Loyola

Barra Velha - No mês de dezembro, o município deve voltar a sediar uma das principais competições de bandas e fanfarras da região. O evento, que fazia parte do calendário oficial do município, agora se chamará Copa Vanguarda e será realizado dia 09 de dezembro na Praça Lauro Carneiro de Loyola. A organização ficará por conta dos integrantes da Banda Vanguarda Catarinense, com apoio da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.

Segundo o maestro da Vanguarda, Carlos Eduardo Petry, a competição deve reunir 40 bandas. Até o momento já são 21 grupos confirmados, incluindo representantes do Acre, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Cadu explica que a composição do júri que avaliará quesitos como uniformidade e instrumentos, garbo, mor, baliza, pelotão de bandeiras e corpo coreográfico também deve ser variada, trazendo especialistas de vários lugares.

Por ser a anfitriã do evento, a banda Vanguarda Catarinense não participará da competição, mas ficará responsável por fazer uma grande apresentação de encerramento. Para o maestro, essa é uma grande oportunidade para que o município conheça melhor a banda. “Muitos ouvem falar das nossas conquistas, mas poucas vezes nos apresentamos em Barra Velha.”

Festival Internacional

Além dos troféus para os melhores colocados, a Copa Vanguarda terá a presença de um avaliador chileno para selecionar 9 agremiações que participarão do Festival Internacional no Chile, em 2018. A décima vaga já está garantida pela Vanguarda. A notícia foi bastante comemorada pelos integrantes que agora sonham em disputar um dos principais festivais Sul-Americanos.

Em busca de recursos

Com a vaga assegurada, o grupo agora inicia a busca pelos recursos para a viagem. Cadu conta que somente o transporte de ônibus poderá custar em torno de R$24 mil. Serão quatro dias de viagem para ir e outros quatro para voltar, além de permanecer uma semana no Chile. Recentemente o grupo formalizou a fundação da associação e pretende inscrever o projeto para pleitear os recursos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O edital deve ser lançado no final de 2017 ou início de 2018. 

Leia também:

 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click