fbpx
Celebrações religiosas centenárias ocorrem nas igrejas de Penha e Barra Velha

REGIÃO - A partir desta quinta-feira, dia 30, às 19h30, têm início as novenas que antecedem as Festas do Divino Espírito Santo em Penha e Barra Velha. Durante cerca de 30 dias as duas comitivas imperiais percorreram comunidades de toda a região na visitação aos devotos, encerrada nesta semana. O tríduo festivo será em 8, 9 e 10 de junho.

Na 183ª edição da festa de Penha, a primeira novena será dedicada à família imperial, que neste ano é de Balneário Piçarras. A celebração de abertura terá a presença do imperador Oscar Francisco Pedroso, o Tampa, e da imperatriz Ivanete Vieira Pedroso. Em Barra Velha, a missa de acolhida aos devotos também terá a apresentação do casal imperial, os irmãos José Eduardo Barrim e Lígia Barrim Rosa.

Continua depois da Publicidade

A cada noite, um grupo da comunidade fica responsável pelas novenas celebradas pelos padres Alcimir José Pillotto, em Penha; Adenir José Ronchi, Fred Jorge e Diácono Rafael Valdrich, em Barra Velha.

Penha

Nesta sexta-feira, dia 31, os cantores de Balneário Piçarras sobem ao altar; no dia 1º de junho, é vez do Apostolado de Oração, e no dia 2, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. As novenas seguem até dia 7, sexta-feira. Além da programação religiosa, uma programação social e gastronômica foi desenvolvida neste ano, com noites temáticas e muitas opções de gastronomia.

 

2019_05_30_16h30_penha_divino_igreja_3.jpg
Decoração da praça da Igreja Matriz de Penha deve ser iniciada nesta semana (Foto: Arquivo 2018 | PMP)

O prefeito de Penha Aquiles da Costa recebeu a bandeira ao lado da primeira-dama Luana Rocha da Costa, dia 17, na Prefeitura. Neste ano o Governo Municipal apoia o evento com um subsídio de R$ 100 mil reais, o maior já realizado para a uma das mais tradicionais celebrações religiosas do estado.

A decoração na Praça Ignácio Ferreira Crispim e entorno da Festa também começa nesta semana.

2019_05_30_16h30_penha_divino_igreja_3.jpg
Celebração de coroação de novos imperadores é realizada durante a missa festiva do último dia (10/06) (Foto: Arquivo 2018 | PMBP)

Barra Velha

Na primeira noite, os noveneiros convidados são os integrantes dos Três Poderes de Barra Velha e de São João do Itaperiú, profissionais da comunicação e da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC). A liturgia será feita pela devota Claudiane Arbigaus e a animação fica por conta do diretor municipal de Cultura, Adans Moraes e amigos.

Leia também: 
Comunidade católica da região mantêm viva tradição de fé no Divino Espírito Santo
Oscar Pedroso, o "Tampa Abençoado", será imperador da Festa do Divino em 2019
Mais de 20 mil pessoas são aguardadas na 182ª Festa do Divino que começa dia 10
Obra de Maria do Carmo Ramos Krieger resgata origens do culto ao Divino Espírito Santo
É hora de refletir sobre um legado Divino
Mais sobre: festa do divino;
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click