REGIÃO - A partir desta quinta-feira, dia 30, às 19h30, têm início as novenas que antecedem as Festas do Divino Espírito Santo em Penha e Barra Velha. Durante cerca de 30 dias as duas comitivas imperiais percorreram comunidades de toda a região na visitação aos devotos, encerrada nesta semana. O tríduo festivo será em 8, 9 e 10 de junho.
Na 183ª edição da festa de Penha, a primeira novena será dedicada à família imperial, que neste ano é de Balneário Piçarras. A celebração de abertura terá a presença do imperador Oscar Francisco Pedroso, o Tampa, e da imperatriz Ivanete Vieira Pedroso. Em Barra Velha, a missa de acolhida aos devotos também terá a apresentação do casal imperial, os irmãos José Eduardo Barrim e Lígia Barrim Rosa.
A cada noite, um grupo da comunidade fica responsável pelas novenas celebradas pelos padres Alcimir José Pillotto, em Penha; Adenir José Ronchi, Fred Jorge e Diácono Rafael Valdrich, em Barra Velha.
Penha
Nesta sexta-feira, dia 31, os cantores de Balneário Piçarras sobem ao altar; no dia 1º de junho, é vez do Apostolado de Oração, e no dia 2, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. As novenas seguem até dia 7, sexta-feira. Além da programação religiosa, uma programação social e gastronômica foi desenvolvida neste ano, com noites temáticas e muitas opções de gastronomia.

O prefeito de Penha Aquiles da Costa recebeu a bandeira ao lado da primeira-dama Luana Rocha da Costa, dia 17, na Prefeitura. Neste ano o Governo Municipal apoia o evento com um subsídio de R$ 100 mil reais, o maior já realizado para a uma das mais tradicionais celebrações religiosas do estado.
A decoração na Praça Ignácio Ferreira Crispim e entorno da Festa também começa nesta semana.

Barra Velha
Na primeira noite, os noveneiros convidados são os integrantes dos Três Poderes de Barra Velha e de São João do Itaperiú, profissionais da comunicação e da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC). A liturgia será feita pela devota Claudiane Arbigaus e a animação fica por conta do diretor municipal de Cultura, Adans Moraes e amigos.