Publicidade
Representante de Balneário Piçarras não era coroado desde 1999

Da Região - Com muita vibração, em especial dos devotos de Balneário Piçarras, os fieis conheceram dia 20 o imperador da 183ª Festa do Divino Espírito Santo. O empresário do ramo da gastronomia, ex-vereador e candidato a prefeito de Balneário Piçarras em 2016, Oscar Francisco Pedroso, o Tampa, será coroado na próxima edição.

Sentindo-se mais abençoado do que nunca, o novo soberano de uma das mais tradicionais celebrações religiosas do estado recebeu a notícia com muita emoção. Ele é empregado do Divino Espírito Santo há cerca de 30 anos e participa do sorteio para disputar a coroa desde 2009.

Publicidade

Eu esperava...quer dizer... eu pedi ao Divino Espírito Santo que me iluminasse e aconteceu. Muita gente estava torcendo por mim, até mesmo por causa da minha enfermidade, e foi uma festa espetacular - conta.

A emoção que tomou conta da Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha pode ser explicada em parte por um vídeo que começou a ganhar mais visualizações na internet depois da celebração, mas foi gravado antes. Durante um jantar, no Iate Clube de Piçarras, amigos e fieis em oração pela saúde de Tampa haviam pedido que ele fosse o próximo imperador:

 

Entusiasmado com a notícia, enquanto conversava com o Expresso das Praias na manhã desta terça-feira (22), Tampa já começava os preparativos para a festa.

Já comecei a trabalhar hoje. Vamos trabalhar muito. Porque essa festa, a edição de 2019, não é minha. É de Balneário Piçarras - adianta. Antes dele, o último morador do município a ser coroado foi Adalmiro Neves, o Miro do Cartório, em 1999.

O sorteio

Participam do sorteio ao todo 12 candidatos, de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Itajaí. Eles são indicados pelos imperadores que já passaram. No domingo de Pentecostes, durante a missa da tarde, cada um é chamado ao altar, diante dos fieis, para inscrever seu nome no sorteio.

As fichas com os 12 nomes são depositadas em uma urna enquanto em outro receptáculo são colocadas onze fichas em branco e uma com a palavra “imperador”.  Ao ter seu nome chamado, o candidato vai até o altar e retira a ficha da segunda urna.

Continua depois da Publicidade

Neste ano, Oscar Pedroso foi o quarto a ser chamado. Ele sucede o imperador Flamarion Dias.

Leia também:
 
 
 

 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click