Publicidade
Mastro com a bandeira que anuncia o dia do santo vai percorrer as ruas do bairro

PENHA - A comunidade católica de Armação do Itapocoroy celebra neste domingo, dia 12, um ritual religioso com mais de 200 anos de tradição. A partir das 16h, o “Mastro de São Sebastião” vai percorrer as ruas do bairro em direção à Capela São João Batista, a partir da Praça do Baiano, junto com os foliões do Divino Espírito Santo.

Muita cantoria e homenagens devem marcar o percurso até o ponto alto do ritual, quando os devotos irão içar a bandeira de São Sebastião no mastro decorado com flores e folhagens. Tradicionalmente, a celebração é feita uma semana antes do dia do santo, 20 de janeiro. O evento religioso e cultural é aberto ao público.

Publicidade

A devota Ana Malburg será a “promesseira” deste ano. Além de decorar o mastro com flores e folhagens repassadas pelos devotos, ela é encarregada de servir broas de coco e consertada – bebida típica à base de cachaça produzida uma semana antes.

2020_01_11_14h_penha_sao_sebastiao_3.jpg

Segundo o jornalista e pesquisador da história local, Vilmar Carneiro, diz a tradição que as flores retiradas do mastro são garantia de um casamento feliz. O ornamento é levado em procissão à igreja, ao som de cantos, rezas e foguetório, na chamada “Puxada do Mastro”.

Continua depois da Publicidade

“A intenção é avisar a todos que avistem o mastro que no dia 20 de janeiro é dia de São Sebastião”, detalha o diretor de Cultura de Penha, professor Eduardo Bajara.

2020_01_11_14h_penha_sao_sebastiao_3.jpg

Patrimônio imaterial

Em Santa Catarina, o ritual tem origem entre portugueses que ocuparam o litoral do estado a partir de São Francisco do Sul, onde a tradição já se perdeu. Atualmente, é registrado apenas em Penha e considerado “Patrimônio de Natureza Imaterial de Penha” pela Câmara de Vereadores.

O tronco, em média, tem 10 a 12 metros, e é fincado na Praça São Pedro, em frente à Capela São João Batista, considerada marco zero de Penha. Na ponta, é fixada a bandeira com a imagem do santo sob aplausos do público.

Continua depois da Publicidade
Leia também:
Homenagens vão marcar o lançamento da 26ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina
 Representantes da MSC Cruzeiros confirmam testes com navios de passageiros em Armação

 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click