fbpx
Trabalho do jornalista Betinho Russi entrelaça Arte, Cultura e Ambiente

ITAJAÍ - Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão? Que nada! Muitas imagens na retina e um celular de prontidão. É assim, de forma despojada, que o jornalista Alberto César Russi, o Betinho, registra, com poesia e criatividade, ângulos de Itajaí cheios de matizes, contrastes e cores.

Uma parte desses registros fotográficos, surgidos em longas caminhadas no entorno da Baía Afonso Wippel, encontra-se agora ao alcance dos apreciadores desta arte na exposição “Reflexos – um olhar contemporâneo” - aberta ao público de 08/11 a 15/12, das 8h às 21h, no espaço cultural do Sandri Palace Hotel (Avenida Sete de Setembro, 1675 - Fazenda – Itajaí).

Continua depois da Publicidade

Com inauguração marcada para esta quinta-feira, 07, às 20h, “Reflexos” tem curadoria da artista plástica Mara Bueno e produção da jornalista Luciene Cruz.

“Reflexos – um olhar contemporâneo”
Exposição Fotográfica
Quando: de 08/11 a 15/12 (inclusive aos fins de semana e feriados)
Onde: Sandri Palace Hotel – Av. Sete de Setembro, 1675 - Fazenda – Itajaí
Entrada franca

Fotografia na veia

Betinho Russi é mais conhecido em Itajaí como jornalista atuante em rádio, tv e mídia impressa. Mas este veterano da imprensa, formado pela Universidade de Brasília (UNB) na década de 1970, já faz tempo flerta com a Fotografia Artística.

Na trajetória de Alberto, lentes e câmeras fizeram parte de um aprendizado que incluiu incursões em outras regiões do país: em Curitiba, onde iniciou o Curso Superior; no Pará, como jovem universitário integrante do Projeto Rondon; em Goiás, aventurando-se pelas matas ou se arriscando em coxias de grandes shows, Betinho Russi foi sempre um apaixonado por Comunicação, Música, Arquitetura e Fotografia.

2019_11_06_22h30_itajai_betinho_2.jpg
Jornalista itajaiense sempre foi um apaixonado por Comunicação, Música, Arquitetura e Fotografia

Inicialmente, ele experimentou o ofício de repórter fotográfico em máquinas analógicas, tendo transitado entre Kodak, Canon e Sony antes de render-se à praticidade de um Iphone 7 Plus com o qual captou as imagens oníricas que agora habitam as paredes da “Sandri Art Gallery”.

Por sinal, “Reflexos” é a mostra inaugural da galeria implantada em comemoração aos 40 anos do “Sandri Palace Hotel”, um dos apoiadores da exposição junto com o jornal “Diarinho”, RIC Record TV e Cópia & Cia.

Imagens que impressionam

Escolhidas entre mais de 70 fotos, as 28 imagens integrantes da mostra estampam telas que impressionam pela textura, muito semelhante à de pinturas a óleo. E os recortes da paisagem, então, são indescritíveis: sucedem-se cenários de luz e sombra, contrastes e contrapontos, entrelinhas reveladoras de uma Itajaí ribeirinha, marinha, o doce e o sal se encontrando na baía à boca da barra.

É a Itajaí onde nasceu o artista, bem ali perto, nos costões de Cabeçudas, em um 1º de outubro 68 anos atrás. Caminhos que Betinho conhece bem e onde encontra amigos, entre os quais o artista plástico Wences e o empresário Aldo Sandri:

“Eles começaram a ver as fotos e me incentivaram a montar a exposição” – contou Betinho durante entrevista coletiva à imprensa na manhã da quarta-feira (06).
Registro fotográfico é “tombamento das belezas de um pedacinho de Itajaí”, define Betinho

Os apaixonados por fotografia, pela paisagem, por Itajaí, os de coração atento e olhos sensíveis vão com certeza se emocionar com os multifacetados “Reflexos” que Betinho Russi define como uma espécie de “tombamento das belezas de um pedacinho de Itajaí”, um trabalho que, ao entrelaçar Arte, Cultura e Ambiente, colabora para a memória, a preservação e a valorização da identidade do litoral catarinense.

Quem é o profissional Betinho Russi

O itajaiense Alberto César Russi é graduado em Rádio, TV, Cinema e em Jornalismo pela Universidade de Brasília; Especialista em Marketing e Mestre em Gestão de Políticas Públicas.  Trabalhou em diversos veículos de comunicação em Santa Catarina, entre eles, Rádio União de Blumenau, jornais Diarinho, O Estado e A Notícia, RCE TV (atual RIC Record).

Implantou e dirigiu por 19 anos a Rádio Educativa Univali FM, foi Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação e do Sistema Educativo de Rádio e TV Univali.  “Reflexos” é a segunda exposição fotográfica que assina. A primeira, intitulada “Algumas Imagens”, foi realizada na década de 1980.

 

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click