fbpx
Porto Literário e Feira do Livro se realizam em Barra Velha e Itajaí

REGIÃO - O universo da literatura fica mais próximo dos leitores durante este mês de novembro, quando a região recebe eventos para promover autores, indústria e obras literárias. Sete editoras de quatro estados brasileiros participarão do 3º Festival Literário de Itajaí (FLI) entre 07 e 09/11. Em Barra Velha, a 6ª edição do Porto Literário e a 3ª Feira do Livro são promovidos entre os dias 04 e 10, ao lado da Prefeitura; e em Piçarras será realizado a 5ª Feira do Livro nos dias 26 a 30 de novembro, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, na Rua Vereador João Figueiredo.

Em Barra Velha a abertura será nesta segunda-feira (04), às 8h. Às 9h e às 14h o público poderá acompanhar contação de história com Jonas Ribeiro. Gabriel Coelho encerra o primeiro dia do Porto Literário com oficina de arte às 19h.

Continua depois da Publicidade

No dia 5, às 8h30 e às 14h, Lucas Buchile promove contação de história. O escritor também realiza oficina de livro ilustrado às 19h. Na quarta-feira, dia 6, o Teatro Metamorfose apresenta a peça “A Princesa Margarida”, às 8h30 e às 14h. A professora Nanci Cristina S. dos Santos lança o livro “O Saci que queria ser gente”, às 16h.

O professor Emiliano de Souza realiza contação de história no dia 7, às 8h30 e às 14h. A escritora Adair de Aguiar Neitzel lança o livro “Olhos do Dragão”, no dia 8, às 8h30 e às 14h. Alunos da rede municipal, estadual e particular participam de declamação de poesias, às 9h, 11h, 14h e 16h, no sábado, 9 de novembro. No mesmo dia, às 16h, o evento receberá o musical dançante “A Princesa e o Livro Mágico”.

Durante todo o evento haverá exposição de arte do curador Gabriel Coelho e a Feira do Livro com itens a partir de 1 real. Estarão à venda livros quebra-cabeça, livros com óculos 3D, livros cartonados recortados, livros de atividades e desenhos para colorir, entre outros.

Cenário nacional

Entre os nomes confirmados na FLI em Itajaí está a editora Patuá (SP), que conquistou três vezes o prêmio Jabuti – principal prêmio da literatura brasileira. Além dela, estarão presentes Paulinas (São Paulo), Traços e Capturas (Itajaí), Inverso (Curitiba), Oito e Meio (Rio de Janeiro), Ipêamarelo (Itajaí) e Cruz e Sousa (Florianópolis).

As sete editoras credenciadas trazem em seus históricos premiações literárias importantes, como é o caso da Editora Patuá. A empresa paulista já conquistou três vezes o Prêmio Jabuti, duas vezes o Prêmio São Paulo de Literatura e também venceu ou foi finalista e semifinalista de outros prêmios literários importantes, como Guavira, Oceanos, Prêmio Rio de Literatura, AGES, Açorianos.

Todas elas estarão expondo e comercializando livros em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, no calçadão da Hercílio Luz.

A estimativa de público é de aproximadamente cinco mil pessoas.

Feira de Piçarras

O evento tem como objetivo fomentar a leitura no município através de estandes com escritores, palestras, oficinas, contação de histórias, venda e troca de livros, apresentações teatrais e dança. Assim como na edição passada, a Feira do Livro também contará com o Encontro de Foodtrucks com alimentos salgados, doces e bebidas no entorno do Ginásio.

 "Queremos reunir diversos modelos de atividades literárias em busca do fomento à leitura, tanto para crianças, quanto para adultos", afirma a Presidente da Fundação Cultural, Silvana Rebelo.

(Foto: Cleiton Reinert | Arquivo | Divulgação)

Os recursos para a realização da Feira do Livro foram adquiridos através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, acumulando uma captação de R$ 90.000,00.

Leia também: 
Abertas até dia 25 inscrições para o 3º Festival Literário de Itajaí
Consolidação nacional da cultura Retrogamer é tema da 5ª edição do RetroSC em Santa Catarina

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click