fbpx
Obra que será lançada dia 03 tem participação de 17 escritores

BARRA VELHA - A Câmara de Vereadores recebe neste sábado, dia 3, às 19h30, o lançamento de mais uma antologia de escritores locais. O livro “Nossas Palavras – Volume 2” será apresentado em uma sessão de autógrafos alusiva ao segundo aniversário da seccional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALB/SC) no município.

A obra editada pelo jornalista Juvan de Souza Neto é uma coleção de textos de diversos autores e estilos. De acordo com Leila Petry, presidente da ALB/SC em Barra Velha e supervisora da produção, o segundo volume terá 138 páginas, contra 70 da obra lançada ano passado, e tiragem superior. 

Continua depois da Publicidade

A produção foi revisada por Silvana Beeck Stival e contou com a organização de Angelita Borba de Souza.

“Bem, na maioria, são crônicas. Mas há poesias, jograis e até artigo científico… Juliano Bernardes assina um texto metafórico sobre o Natal em tempos de tecnologia digital; Cacá Fagundes apresenta uma reconstituição inédita dos bastidores que culminaram na emancipação de Barra Velha; já a artista plástica Rosiana Stopa fala sobre a questão da arte e da cultura” - adianta Juvan Neto. 

Além dos autores já presentes na primeira obra – Leila Petry, Antonina Damásio Ramos, Cacá Fagundes, Adeneri Nogueira de Borba, Maria Helena Flecher Ribeiro, Enoi Martini Dilly, Angelita Borba de Souza, Juliano Bernardes, Mariza da Silva Travasso e Sani Salete Pimentel Baum - a Academia apresenta textos das novas imortais associadas à entidade. Assim, estão presentes textos assinados por Dilcicléia Gonçalves de Barros, Ruth Bernardes, Rosiana Stopa, Silvana Beeck Stival, Sidineia dos Passos e Vivian Schmidt.

Memória viva

Dilcicleia Gonçalves apresenta uma crônica e dois acrósticos em homenagem à duas professoras do município, uma delas a própria mãe da autora. Onédia Gonçalves de Barros é a principal educadora negra de Barra Velha e lecionou para gerações, formando também uma geração de filhas professoras.

“A outra é a professora Maria Lindamir de Aguiar Barros (apesar de terem o mesmo sobrenome não há  grau de parentesco - mera coincidência). Já na crônica trago lembranças da infância e teço reflexões  sobre as traquinagens e sonhos de crianças”, conta Dulcicleia.

2019_07_229_16h15_barravelha_livro_2.jpg
Membros da ALB/SC Barra Velha vão se reunir na Câmara de Vereadores (Foto: Arquivo | Divulgação)

Publicada pela Editora EME, de Capivari (SP), a obra traz entre os apêndices a biografia revista e editada do Patrono da ABL/SC em Barra Velha: Acácio Borba Coelho. Nascido em 1924, ele é considerado o primeiro e mais importante historiador local. “Nossas Palavras – Volume 2” também faz homenagem biográfica à professora, ocupante da cadeira número 2 da Academia, Lindamir Aguiar Barros, que faleceu em 2 de agosto de 2018. 

Outra novidade é a Linha do Tempo com a História de Barra Velha em ordem cronológica, desenvolvida com base nas pesquisas de Cacá Fagundes e redigida por Juvan Neto. Com a obra, a Seccional Barra Velha da ABL/SC pretende estimular a produção literária local.

Durante a sessão solene da Câmara de Vereadores neste sábado, a ABL fará ainda homenagem à Maria Lindamir e apresentação do Núcleo de Arte e Cultura da Academia. 

Leia também: 
Vilmar Carneiro ilustra vida na praia em coleção de causos contados pelo "Mané da Dica"
Academia de Letras promove no sábado, dia 18, lançamentos de três autores locais
Livro lançado no IFSC reúne estudos pioneiros sobre treinamento de cães-guia no Brasil
Academia lança nova antologia "Olhares sobre Penha" e promove tarde de autórgrafos
Mais sobre: literatura;
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click