Publicidade

Yukaline - Conecta você
Memória da indústria audiovisual é preservada no espaço recém inaugurado em Balneário Camboriú

Da região - Captar um momento, eternizar uma lembrança, reproduzir e compartilhar um acontecimento. Essas ambições do homem desde os primórdios da história foram fonte de inspiração para diversas tecnologias, do gramofone ao IPod. Desde sexta-feira, dia 20, um acervo de mais de 2,8 mil peças, entre projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever e televisores ajuda a contar parte desta história no Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú.

Com área de 1.364 metros quadrados, divididos em um prédio de sete pavimentos no centro da cidade, o MIS-BC é fruto de quase 40 anos de pesquisa e garimpo histórico realizado pelo empresário Fernando Delatorre. Enquanto coletou peças para o acervo até a concretização do projeto, Delatorre também aprimorou conhecimentos sobre museologia em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e também na Europa.

Publicidade

O objetivo desse esforço é contar para moradores, turistas e estudantes o desenvolvimento da história da imagem e do som desde o século 19. A coleção revela aspectos curiosos do desenvolvimento da indústria audiovisual no mundo e na cidade.

Primeiros projetores dos cinemas da cidade foram incorporados à coleção (Fotos: Divulgação)

Estão entre as peças, por exemplo, os projetores que fizeram parte do Cinerama, Autocine e Cine Itália – primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século 20.O visitante também pode conhecer de perto um gramofone fabricado em 1890 em Londres (Inglaterra) e ainda um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin datado de 1917.

No último andar do MIS, uma seção especial dedica-se a contar parte da história do mercado financeiro brasileiro e internacional através de cédulas e moedas de diferentes países.

Espaço multiuso

Além da área de exposição permanente, a estrutura do museu conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16 e 35 milímetros. O museu tem ainda estacionamento privativo coberto, cafeteria aberta ao público, biblioteca, espaço para cursos e oficinas e loja de souvenires.

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-BC)
Onde: Rua 700, 44, Centro, Balneário Camboriú
Quando: terça a domingo, das 13h às 18h
Valor: R$20 e R$10(meia)
Agendamentos para grupos: 47 3363-5786

 

Publicidade
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click