fbpx
Telles sempre procurou ler, pesquisar e estudar sozinho os movimentos artísticos, principalmente o Surrealismo

 

Pintor piçarrense  conquistou espaço no cenário das artes durante a década de 1970

Continua depois da Publicidade

 

A vida e a obra do pintor e escultor piçarrense, Luiz Telles, podem em breve ganhar um espaço permanente de exposição. Em um museu ou casa de memória, o espaço vai abrigar todo o acervo artístico e pessoal do pintor, que levou sua arte para museus e exposições no Brasil, América Latina e Europa. O projeto é da Fundação Cultural de Piçarras e deve ser custeado com recursos da Lei Rouanet.


Atualmente, o acervo de Luiz Telles, doado pela família ao município, está guardado em uma sala na Fundação Cultural. O valioso patrimônio é composto por livros, revistas, jornais antigos, vasos,  gravuras, cavaletes e cerca de 50 telas. Parte do material está sendo restaurado e higienizado.

 

- Temos mais ou menos 1.800 peças catalogadas. A ideia é fazer uma mostra permanente com todas as peças, mas principalmente as cerca de 50 telas. Estamos pensando em uma casa de memória ou até mesmo um museu - explica o diretor de Gestão da Fundação Municipal de Cultura, Vanderlei Lazzarotti.


Retrato do artista


Luiz Antônio Telles nasceu no dia 31 de janeiro de 1946, em Piçarras. Começou a pintar aos oito anos e nunca colocou o pé em uma escola de arte. Sempre  procurou ler, pesquisar e estudar sozinho os movimentos artísticos, principalmente o Surrealismo.

 O pintor: uma pessoa notável, um artista sensível, um patrimônio de Piçarras (acervo da Família)

 

A primeira chance de expor seu trabalho veio em 1965, em uma coletiva de artistas, em Blumenau. A partir dos anos 1970, Telles conquistou espaço no cenário nacional ao expor nos salões de arte de São Paulo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. 

 

Estudou em Paris e expôs na Europa e México. Além da pintura, trabalhou técnicas de gravura, cerâmica, decoração de vitrines, estamparias, desenho e tapeçaria. Luiz Telles morreu em 1991, aos 45 anos.

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click