fbpx
Demais municípios da região tiveram queda no número de mortes

A Secretaria de Segurança Pública voltou a registrar queda na ocorrência de crimes de homicídio, latrocínio, roubo e furto em Santa Catarina. Segundo relatório oficial, foram 49 homicídios em agosto, contra 52 no mesmo período do ano passado. Trata-se do menor número absoluto desde 2013, quando houve 46 mortes violentas.

A redução média de mortes violentas no estado durante os primeiros oitos meses de 2019 é de 19,4% (de 551 para 444), mesma faixa de Barra Velha, de cinco para quatro (-20%). Em Balneário Piçarras, a queda é de 25%, com três mortes em 2019. Já no município de Penha o cenário é o oposto, com o quinto maior aumento na taxa de homicídios, de três para sete no mesmo período de 2019 (+57,14).

Continua depois da Publicidade

Não houve divulgação do número de outros crimes por município, mas a média estadual também registrou queda nos latrocínios (-33,3%), roubos (-12,1%) e furtos (-3,4%). O governador Carlos Moisés avalia os números como resultado da política pública implementada para a segurança pública a partir de janeiro, quando o estado instituiu um Colegiado Superior da Segurança Pública.

“A atuação das nossas forças de segurança está cada vez mais integrada e isso tem feito com que os objetivos sejam alcançados. O importante sempre é que o cidadão, lá na ponta, sinta os efeitos das mudanças feitas na máquina pública. Dados como esse nos dão forças para seguir em frente”, declarou.

2019_08_06_15h_regiao_homicidios_grafico.jpg

Entre as cidades que mais reduziram o número de crimes violentos, o principal destaque ficou com Florianópolis. Entre 1º de janeiro e 2 de setembro, ocorreram 35 homicídios na capital, menos da metade dos 76 registrados em 2018. Joinville também teve redução significativa: de 62 para 45.

“A cada mês estamos reduzindo consistentemente os crimes”, destacou o presidente do Colegiado de Segurança, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes.

Para ele, o balanço reflete o trabalho de integração entre os órgãos de segurança com uso de inteligência para orientar operações.

Veja o relatório complet

Leia também:
Estado tem queda na criminalidade durante o verão, aponta balanço dos órgãos de segurança

 

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click