Publicidade
Membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-153) foram empossados dia 23
A solenidade contou com a participação do diretor de Segurança Cidadã, da secretaria estadual de segurança, Tenente-coronel PM Luiz Ricardo Duarte, delegada Vanessa de Oliveira Corbari, Gerente de Ações Institucionais da DSC/SC, do comandante do 25º BPM, 1º Tenente Carlos Alberto Mafra Junior e do 1º Sargento Wancarlos Wolinger Corsani, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras. Do poder público, presentes a secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa, os vereadores Maurício Köche (PP) e Marly Dulcinéia da Silva Santana, a Ziza (PSDB), todos integrantes do Conseg 153.
 
Após a leitura do juramento do Conseg, os novos membros da diretoria receberam os bottons e Deyvid, como presidente empossado, agradeceu a todos os membros e àqueles que, indiretamente, ajudam nos trabalhos do Conseg 153. “Temos muitos projetos para prosseguir”, destacou. Deyvid lembrou os desafios para fazer com que o conselho de segurança ganhasse novamente espaço e credibilidade, após um período esquecido. “Todos trabalharam muito para que o Conseg se reestruturasse e se firmasse novamente em Balneário Piçarras”, disse o presidente. “Cada vez vai crescer mais”, completou. 
 
Deyvid reforçou a função do Conseg 153: aproximar da comunidade as polícias civil, militar e corpo de bombeiros. “Trabalhamos e vamos trabalhar integrados”, disse. Agradeceu ao comandante da PM, Tenente Carlos Mafra, pelo apoio dispensado ao Conseg. Agradeceu também ao Sargento Wancarlos, a família, aos comerciantes que apoiam e também aos patrocinadores, como Bali Hai, Takata, Arxo e a CDL, que cede o espaço para as reuniões do Conseg.
 
Ao fim do pronunciamento, o presidente do Conseg 153 ressaltou que os projetos atuais terão continuidade. “A sociedade precisa. Vamos continuar a campanha anti-drogas, anti-pedofilia e precisamos disso: nos unir, aproximar a comunidade das polícias e fazer um trabalho conjunto”, finalizou. 
 
O Tenente Carlos Mafra considerou “uma satisfação ver aquele projeto de reestruturação do Conseg hoje cada vez mais fortificado”. O comandante da PM destacou o engajamento de comunidade e autoridades de Balneário Piçarras, em nome da segurança pública. “Abraçaram a causa e hoje tem um Conseg com projetos, que busca parcerias, desenvolve ações e está presente junto à PM, com o objetivo de prevenir o crime”, elogiou. Para o Tenente Mafra, o apoio do Conseg 153 ajuda para que se façam ações planejadas de segurança.
 
O diretor de Segurança Cidadã da SSP, Tenente-coronel PM Luiz Ricardo Duarte, parabenizou a diretoria e membros do Conseg 153, “por entenderem que segurança pública não se faz somente através do serviço prestado pelas polícias, é uma questão mais ampla que isso”, afirmou. Ele explicou que a prevenção é o melhor caminho na construção de uma segurança pública eficiente. “Quando a polícia chega a ser necessária é porque a prevenção falhou”.
 
Luiz Duarte lamentou a realidade, que mostra a prevenção como uma das áreas da segurança que menos recebe atenção. “Quando se fala em segurança pública, as pessoas tendem a pensar que o importante é ter mais policiais na rua, mais delegacias, mais viaturas, etc, e a gente esquece todo o resto”. O Tenente-coronel citou uma estatística assombrosa: “No Brasil, entre 2000 e 2011, a população cresceu 13%. Já a população carcerária, nesse mesmo período, aumentou 121%”, comparou. Para ele, usar os poderes policiais e efetuar prisões mostra o importante papel das polícias, mas também revela o quanto não foi investido na prevenção. “Justamente em nome dessa prevenção é que convocamos a participação das comunidades nos Consegs”, destacou. Luiz Duarte acrescentou que a segurança não se encerra nem começa no trabalho policial. “Ela começa em casa, na educação que é dada aos filhos, no comportamento diário, no trato com as pessoas, tudo isso tem a ver com segurança pública”, ressaltou.
 
Ele acredita que a ideia de reestruturação do Conselho de Segurança, implementada em Piçarras, poderia ser estendida a Penha, para que se façam trabalhos integrados entre as cidades. O Tenente-coronel afirmou que Balneário Piçarras e Penha têm muita proximidade e todo projeto de segurança pública que contemplasse uma cidade e não contemplasse a outra, tenderia a ter mais dificuldades de ser bem sucedido. Luiz Duarte parabenizou as iniciativas do Conseg 153, como a prevenção às drogas, que vem sendo elogiado em nível estadual, o projeto contra a pedofilia e também a campanha e favor do desarmamento. “É assim que a gente consegue mudar a cara da sociedade, investindo na educação e com participação de todos”, finalizou.
 
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click