Publicidade
Coronavírus

ESTADO - A Matriz de Risco Potencial do Governo do Estado, publicada no último sábado (1), mostra que 15 das 16 regiões catarinenses estão classificadas com risco gravíssimo de contágio para a Covid-19.

Desta forma, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha permanecem com a mesma classificação da semana passada. 

Publicidade

Em relação à publicação anterior, do dia 24 de abril, três regiões regrediram e voltaram para o risco de contágio gravíssimo. Nesta semana, somente a região da Grande Florianópolis encontra-se na classificação grave.

matriz de risco 01 05 2021 a7c94
Apenas uma região do estado não está classificada com risco gravíssimo. (Fonte: Governo do Estado)

Filas de UTI

A região do Vale do Rio Itajaí continua com filas zeradas para leitos Covid, tanto de UTI quanto para enfermaria, conforme relatório desta segunda-feira (3) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Continua depois da Publicidade

O estado registra 28 pacientes no aguardo de leitos UTI-Covid, enquanto outras 38 pessoas estão à espera de um leito de enfermaria.

Cirurgias eletivas

Ainda longe de estar com a pandemia sob controle, o governo estadual prorrogou a suspensão de cirurgias eletivas que necessitam do uso de medicamentos do kit intubação, até o dia 10 de maio, em todo o território catarinense.

A decisão veio através do Decreto nº 1.267/2021, publicado na sexta-feira (30), no Diário Oficial, e leva em conta o risco da falta de medicamentos para tratamento de pacientes da Covid-19 no estado.

Neste período, serão permitidas apenas as cirurgias cujo atraso prejudicaria a saúde do paciente, de urgência e de emergência.

Continua depois da Publicidade

A suspensão da realização de cirurgias eletivas aumentou a fila por tais procedimentos em Santa Catarina. Segundo a SES, existem mais de 95 mil cirurgias aguardando realização via SUS.

As consultas e exames eletivos seguem liberadas, com regras que definem o distanciamento do atendimento de pacientes Covid.

secretaria de estado da saúde ses b2404
SC tem mais de 95 mil cirurgias eletivas na fila para serem realizadas no SUS. (Fonte: Governo do Estado)

Regras para bares e restaurantes

Também na sexta-feira (30), o Governo do Estado publicou a Portaria 453/2021, que estabelece novas regras para serviços de alimentação, como restaurantes, bares, cafeterias, entre outros.

A principal mudança é uma fórmula para calcular o número de pessoas que podem estar simultanemante no estabelecimento.

Continua depois da Publicidade

Para saber o número de Clientes Sentados (CS), os donos do estabelecimento deverão realizar uma divisão entre o Espaço Total do Salão (ES) em metros quadrados sobre o Fator de Distanciamento (FD), que é estipulado conforme a matriz de risco.

O texto também define os horários de funcionamento dos estabelecimentos, que variam conforme o mapa de matriz de risco, e o número de pessoas que podem se apresentar musicalmente.

A portaria, ainda, obriga o uso de máscaras no local, a não ser durante o consumo de alimentos e bebidas, além de praticar o distanciamento.

A publicação pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

Leia mais:

Foz do Rio Itajaí zera fila de espera para leitos de UTI

Penha, Piçarras e Barra Velha estão sem estoque da Coronavac

Continua depois da Publicidade

 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click