Publicidade
COVID-19
Denúncias podem ser feitas diretamente à PM, pelo telefone 190 ou aplicativo

PIÇARRAS -  A Prefeitura informou nesta segunda-feira, dia 1º de março, que nenhum estabelecimento precisou ser autuado ou fechado por descumprimento das regras de distanciamento social entre sexta-feira (26) e domingo (28).  O fechamento de serviços não essenciais durante os fins de semana busca ampliar a taxa de distanciamento social para reduzir o contágio de Covid-19 e a ocupação acima dos 90% nos leitos de UTI do estado.

Em Balneário Piçarras, a Força Tarefa do município e estado voltou às ruas para fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das regras, depois de uma temporada com dias de praia lotada e pouca gente de máscara em locais públicos.

Publicidade

O grupo é integrado pela Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, polícias Civil e Militar. Eles acompanharam o cumprimento dos decretos estaduais 1172 e 1168 durante a suspensão de atividades do comércio desde o início da sexta-feira (26) até a manhã desta segunda (01/03). 

O foco foi a orientação do comércio de rua, bares, restaurantes, padarias e academias, com visitas realizadas por volta das 22h40 até às 0h30.

Todos foram muito receptivos com nossa equipe, por essa razão não tivemos nenhum caso de interdição, notificação. Os comerciantes têm demonstrado muita colaboração em respeito ao momento crítico da pandemia. No sábado, a chuva contribuiu bastante para dispersar quem estava na praia e para que fossem para suas casas”, analisa Eunice Bernardina Rosa de Souza, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Continua depois da Publicidade

Reforço policial

Segundo a Prefeitura, a Vigilância Sanitária de Balneário Piçarras passou a intensificar o trabalho de orientação e fiscalização nas ruas e no comércio local a partir da chegada de oito policiais militares.

As fiscalizações da Polícia Militar, que recebeu apoio de efetivo para atuar exclusivamente na praia nos próximos 15 dias de vigência do decreto estadual, irão atuar no atendimento a denúncias.

0115h picarras covid fiscal 2 c11e3

Que sejamos todos nós também fiscais. Com a quantidade de fiscais disponíveis, o atendimento é agilizado depois de uma denúncia”, enfatiza o vice-prefeito, Fabiano José Alves.

Continua depois da Publicidade

Estado crítico

As Unidades Básicas de Saúde deixam de realizar atendimentos agendados e passam a atuar apenas em caso de emergência durante a vigência do decreto. Os atendimentos de menor urgência serão realizados via telemedicina. A Secretaria de Saúde planeja a sanitização diária das UBS.

A transmissão do novo coronavírus é considerada estável em Balneário Piçarras, mas o índice de testagem ainda aumenta, junto com as internações.

O município conta com dois respiradores, que atualmente atendem três pacientes. Duas das cinco ambulâncias da cidade devem atuar como ambulatório para o serviço de atendimento emergencial.

A Central de Covid do município tem maior número de profissionais para atendimento. 

Continua depois da Publicidade

PENALIDADES

Depois do primeiro alerta, quem desobedecer às determinações deverá ser autuado pelo município e Polícia. As multas variam de R$ 169,00 para pessoas físicas e mais de R$ 3 mil reais para pessoa jurídica, com suspensão do alvará sanitário por 30 dias. O responsável também pode responder na esfera criminal por desobediência e crime contra a saúde pública.

A fiscalização conta com apoio da Polícia Militar, que recebeu apoio de efetivo de oito policiais para atuar exclusivamente na praia nos próximos 15 dias de vigência do decreto estadual, eles irão atuar no atendimento a denúncias.

A Polícia Militar de Santa Catarina disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, direcionado ao envio de vídeos, fotos e áudios que proporcionam maior clareza e detalhamento da ocorrência.

O denunciante também pode ligar para o número da PM pelo 190.

01 15h picarras covid sanitizacao 71aba
Prefeitura foi sanitizada novamente com amônia (Foto: Divulgação | PMBP)

Sanitização do prédio público

Além das ações de fiscalização, o município também retomou o procedimento de sanitização dos espaços públicos. A aplicação de quaternário de amônia começou pelo prédio da Prefeitura na tarde de sexta-feira (26).

Continua depois da Publicidade

O  produto diluído em óleo mineral fino também é usado em hospitais e áreas de auto nível de contaminação. É formado por partículas ionizadas prevenindo contra fungos, bactérias e vírus. 

Leita também:

É hora de cuidarmos uns dos outros para celebrar depois

Novas doses vão estender vacinação para pessoas com idade entre 80 e 84 anos

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click