Publicidade
CORONAVAC
Estado pretende enviar segunda dose até 1º de fevereiro

PIÇARRAS - A vacinação dos profissionais da rede de saúde contra o novo coronavírus começou no fim da tarde desta terça-feira, dia 19, no Centro de Triagem do município. Por volta das 17h10, a técnica em enfermagem Roseléia Kirschner, de 42 anos, tomou a primeira dose da CoronaVac. O lote de 156 ampolas corresponde apenas à primeira dose; a segunda já está armazenada sob refrigeração pelo Estado e programada para ser distribuída dia 1º de fevereiro.

Mas a Prefeitura de Balneário Piçarras informou que não tem confirmação dessa informação e que pretende usar todo o primeiro lote para aplicar a primeira e a segunda doses em servidores que estão na linha de frente para conter a pandemia no município.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doses fornecidas pelo Governo Federal nesta semana devem cobrir menos de um terço (30%) desses profissionais que atuam na rede de saúde em Santa Catarina.

Nem para os profissionais das unidades a gente tem o suficiente. Então o povo tem que aguardar, porque vai vir, mas não tem previsão", constata a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel, que representou a secretária de Saúde, Gladys Brodersen, e também aplicou as primeiras vacinas. 

Vigilância constante

Continua depois da Publicidade

Por conta do número insuficiente, os profissionais de saúde também devem ser vacinados de acordo com o grau de exposição ao vírus. Quem está na linha de frente, tem prioridade.Esse é o caso de Roseléia Kirschner, que atua no Centro de Triagem que o município mantém para atender pacientes com sintomas. Ela está exposta ao novo coronavírus (SarsCov2) desde a chegada da pandemia.

Ela se diz privilegiada por atuar "na ponta do iceberg" e faz um alerta:

Para a população se cuidar, se prevenir. Porque estamos correndo risco todo dia, independente de ter vacina", afirma a representante do grupo de maior risco de contágio em Balneário Piçarras.

19 21h50 picarras vacina 04 3cce7
Roseléia Kirschner, de 42 anos, tomou a primeira dose (Foto: Ana Paula Salvador | EP)

O Expresso das Praias acompanhou de perto a aplicação da primeira vacina contra a Covid-19 em Balneário Piçarras, também conversou com a enfermeira que recebeu a segunda dose e os chefes do Governo Municipal.

19 21h50 picarras vacina 02 7428e
Prefeito e vice posaram junto às primeiras servidoras da saúde pública a serem vacinadas (Foto: Ana Paula Salvador | EP)

Segundo a Prefeitura, mais sete funcionários da unidade de saúde receberam a dose até o fim da tarde desta terça-feira. O prefeito Tiago Baltt lembrou a importância deles neste momento:

Continua depois da Publicidade

"Hoje me sinto muito feliz com o doutor Fabiano, que essa vacina seja a grande esperança para o momento de tanta angústia quando temos que nos distanciar das pessoas e dos nossos próprios familiares. Parabéns a todos”, saudou Baltt.

19 21h50 picarras vacina 03 ba0d2
Kethillin Reis foi a segunda servidora a receber a CoronaVac (Foto: Ana Paula Salvador | EP)

Segunda dose chega em fevereiro

O Governo do Estado já divulgou a data em que pretende enviar a segunda dose da primeira etapa: dia 1º de fevereiro. A distribuição em dois lotes está prevista na Instrução Normativa da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) enviada aos municípios.

Segundo o documento, essa logística é normativa do Ministério da Saúde para atender a demandas de armazenamento refrigerado dentro do intervalo de 15 dias entre a primeira e a segunda doses. Mas, após a chegada da segunda dose da primeira etapa, ainda não há previsão para o início da segunda fase da campanha.

19 21h50 picarras vacina 05 ed7e0
Governo do Estado já havia fornecido informações de distribuição no Plano Estadual de Vacinação (Reprodução)

Neste sentido, a distribuição das vacinas será realizada por municípios de forma proporcional e igualitária, observadas a necessidade de manutenção em cartuchos fechados (embalagem secundária) onde consta inscrito o contexto da autorização “Uso Emergencial”, plano de distribuição por Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica Estadual, disponível no (Anexo 2), detalhado por município (Anexo 3) e detalhamento, por município, do número de doses distribuídos na primeira etapa (Anexo 4)." - informa o plano (Leia aqui).

Continua depois da Publicidade

Prefeito garante que município está preparado

Quando o estado recebeu o primeiro lote, nesta segunda-feira (18), prefeito e vice publicaram vídeo nas redes sociais em que comemoraram a chegada das primeiras doses.

"Estamos muitos felizes com a notícia da nossa vacina. Estamos preparando uma equipe técnica, junto com o Doutor Fabiano à frente do nosso município na área da Saúde... Em breve, junto com os governos Estadual e Federal, iremos passar a forma como iremos atender a nossa população."

Fabiano de Cristo assegurou que todas as equipes estão sendo preparadas para a campanha, assim como os insumos necessários:

À frente desse serviço está a nossa secretária de Saúde, Gladys Brodersen. Ela está tomando todas as medidas necessárias dentro das diretrizes do governo estadual e federal", destacou o vice-prefeito.

19 21h50 picarras vacina 02 7428e
A enfermeira Alessandra Reckziegel aplicou as primeiras doses nas colegas (Foto: Ana Paula Salvador | EP)

Balneário Piçarras chegou à marca de 19 vítimas fatais da Covid-19 nesta segunda-feira, dia 18, segundo o painel de dados oficial do Governo do Estado. Antes, outras mortes foram confirmadas no boletim mais recente da Prefeitura, dia 14. 

O número total de casos confirmados até às 13h41 dessa terça-feira, 19, é de 2.386. Outros 13 casos estão em análise laboratorial.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click