Publicidade
COVID-19
Nos municípios de Penha, Piçarras e Barra Velha eventos devem permanecer suspensos

ESTADO - O Governo de Santa Catarina definiu critérios para retomada de competições esportivas durante a pandemia de Covid-19. As medidas de prevenção devem ser aplicadas de acordo com o nível de risco para contágio em cada região do estado. Atualmente, três regiões permanecem em estado gravíssimo para contágio, 12 em estão estado grave e uma em estado moderado. 

Na região da Foz do Rio Itajaí Açu o risco é considerado grave e na região Norte permanece gravíssimo. As medidas de pevenção são aplicáveis a todas as competições realizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e pela inicipativa privada. Santa Catarina está próxima de alcançar 200 mil casos positivos da doença. 

Publicidade

Durante o período de pandemia, a retomada de práticas esportivas é exclusiva para atletas com idade igual ou superior a 16 anos, exceto para eventos promovidos pelo Governo do Estado. 

A portaria SES nº 703, assinada desta segunda-feira, dia 14 de setembro, definiu permissões para competições de modalidades individuais sem contato direto em regiões de enfrentamento de estado grave, alto e moderado.

Modalidades individuais de contato direto e modalidades coletivas podem acontecer em regiões de risco potencial alto e moderado, e devem realizar teste rápido com pesquisa de antígeno Covid-19, em até 24 horas antes das partidas. No caso de teste positivo de um membro, a equipe não poderá participar da competição. 

15 17h regiao esporte covid futebol 08b61

Só será permitida a participação de atletas, comissão técnica e arbritagem que preencherem um questionário sobre condições de saúde, anexo a portaria, permanecendo arquivado pelo organizador por 14 dias.

O uso de máscaras é obrigatório durante todo o processo da competição esportiva, que envolve o deslocamento, permanência no local de competição e em áreas de uso comum.

As máscaras e a protreção facial  durante as partidas é obrigatório para comissão técnica e arbitragem, que também deverão utilizar apitos eletrônicos.

Durante todo o período, os participantes e atletas reservas devem usar a máscara, exceto quando estiverem na prática desportiva.

Continua depois da Publicidade

Balanço da pandemia

Até esta segunda-feira, 14, haviam 198.640 casos positivos da doença em todo o Estado. A taxa de letalidade em SC é de 1,28%, com  2.543 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Todos os muncípios de Santa Catarina têm casos registrados e ao menos uma morte confirmada. Atualmente, as regiões de Laguna, Nordeste e Alto Vale do Rio do Peixe estão em estado gravíssimo na Avaliação de Risco Potencial. A região do Extremo Oeste está em estado moderado e as demais regiões do estado em estado grave.

15 17h regiao esporte covid mapa d4286

Penha e Balneário Piçarras integram a Foz do Rio Itajaí, que permanece em estado grave. No Norte do Estado, região na qual Barra Velha está inserida, a situação permanece gravíssima, com Joinville na posição de cidade mais afetada pela Covid-19.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 64,7%. Isso significa que, dos 1.540 leitos existentes no estado, 544 estão vagos e 996 estão ocupados, sendo 367 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click