Publicidade
SITUAÇÃO GRAVE
Limites de horários e público dentro dos estabelecimentos foram ampliados

 REGIÃO - Governo do Estado e prefeitos da Foz do Rio Itajaí editaram nesta semana novos decretos em que autorizaram a retomada do transporte coletivo urbano, e modificam medidas de prevenção para os serviços considerados não essenciais autorizados a funcionar durante pandemia. 

Leia mais sobre: Covid-19

Até esta quarta-feira, dia 2, os onze municípios 23.404 casos de Covid-19 desde a chegada do novo coronavírus. A situação passou de estado gravíssimo para grave há duas semanas, mas o número de casos continua a subir.  Em uma semana, o aumento percentual foi de 4,41%. Já são 412 óbitos,18 desde a segunda-feira (31/07). 

Publicidade

Confira como fica o funcionamento de serviços e comércio a partir desta semana, segundo o novo decreto editado em Penha:

Comércio 

Pode funcionar de segunda-feira a sábado, das 08h às 22 horas. Anteriormente, o horário limite era 20 horas. Continua suspenso o funcionamento aos domingo.

O limite de clientes de ocupação dos espaços foi ampliado de 40% para 50% da capacidade em restaurantes, padarias e similares. Mesas e cadeiras excedentes deverão ser isoladas ou retiradas. O horário de funcionamento também foi ampliado, das 08h às 23h, de segunda-feira a domingo. 

Educação 

Atividades presenciais nas escolas seguem suspensas, mas estão autorizadas as aulas particulares individuais em casa;

Academias 

Nas academias, estúdios de dança, escolas de hidroginástica e similares em estabelecimentos privados ou condomínios, permanece a permissão de práticas individuais, com distanciamento de 1,5 metros entre equipamentos. A taxa de ocupação máxima aumentou de 30% para 50%.

Continua depois da Publicidade

Não é mais necessária a utilização de máscara escudo ou óculos de proteção, sendo suficiente o uso de máscaras de tecido. A utilização de espaços e equipamentos compartilhados fica permitida e devem ser higienizados a cada utilização, com material sanitizante.

03 regiao covid academia 86aa9
Capacidade máxima das academia foi ampliada de 40% para 50% (Foto: Divulgação)

Hoteis e pousadas

Hotéis, pousadas e silimilares estão autorizados a ocupar 100% da capacidade e vem seguir recomendações de higiene, distanciamneto e segurança. Áreas sociais e de convivência poderão ser utilizadas mediante agendamento prévio com limite de 10 pessoas. 

Balanço regional

Em agosto, a região registrou aumento de 43,1% em confimações da doença, o que corresponde a 6.996 novos casos. O relatório registrou aumento de 55,8% no número de óbitos, com 147 mortes.

Os dados integram o relatório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) em parceria com a Rede de Pesquisa e Estudo sobre Riscos e Desastres na Foz do Rio Itajaí (REPEDfri) e univali. 

Entre o início e o fim do mês de agosto, a taxa de letalidade por Covid-19 na região aumento 0,2 pontos percentuais, de 1,6% para 1,8%. Em abril, a Foz do Rio Itajaí chegou a ocupar o 10° lugar na lista de regiões com maior incidência da Covid-19 do país. 

capturarl 510de
Situação de risco diminuiu na Foz do Itajaí Açú, mas permanece gravíssima no Norte do Estado e outras três regiões (Imagem: Reprodução | DF/SC)
 

Penha

O município já registrou 851 casos confirmados da doença, aumento é de 3,65% em uma semana. São 19 mortes e 25 moradores em tratamento, com uma taxa de letalidade acima da média estadual.  Outros 30 casos suspeitos  aguardam resultado de exame.

A vítima fatal mais recente foi registrada na terça-feira (25): um homem de 69 anos, morador do Mariscal, que estava internado desde o dia 12 de agosto no Hospital Marieta Konder Bornhausen. 

Piçarras

Continua depois da Publicidade

A cidade tem 776 casos confirmados, dos quais 765 foram curados, e 10 óbitos. Atualmente, há 23 pacientes monitorados, entre positivados e suspeitos. Desde a última semana, o percentual de confirmações aumentou em 3,32%. Uma mulher de 71 anos, moradora do Centro, foi o 10° óbito confirmado no dia 20.

Balneário Piçarras possui um dos mais altos índices de pessoas testadas da região proporcionalmente, chegando à 3.152 coletas efetuadas, o que representa atualmente 13,61% da população total – 23.147 habitantes segundo o IBGE. 

Rede hospitalar

Há 484 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vagos na rede pública em Santa Catarina, de um total de 1.472. A taxa de ocupação corresponde a 67,93%, com 988 leitos ocupados. Em julho, Santa Catarina teve a maior taxa de ocupação de UTI do país, com 82,9%. 

No Hospital Marieta Konder Bonhausen, há 40 internações, com 23 deles sendo moradores de Itajaí. São 19 casos na UTI (16 confirmados e três suspeitos), com taxa de ocupação de 27,1% e leitos vagos. Atualmente, 21 pessoas estão em isolamento, sendo 16 confirmadas. No dia 26/08, eram 48 internados.

No Hospital Pequeno Anjo, há quatro internados, com três moradores de Itajaí ( dois casos positivos e  dois suspeitos).A UTI está 33,3% ocupada com quatro leitos vagos, 20% a menos do que na última quarta-feira.

Balanço estadual

Em Santa Catarina, são 180.474 casos confirmados, 2.697 em um dia. Há 2.301 mortes confirmadas,  25,91% a mais em comparação com o dia 26/08. Em todo o Estado, todos os 295 cidades têm casos registrados, com pelo menos uma morte em 208 delas. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Joinville, que soma 15.593 casos. 

 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click