Publicidade
No fim de semana, mais de 10 pessoas foram autuadas pela PM por descumprir orientações

BARRA VELHA - Está prevista para o próximo fim de semana, dias 1º e 2 de agosto, a segunda operação conjunta entre Estado e Prefeitura para orientar e autuar quem descumprir as regras de prevenção ao novo coronavírus.

Na primeira ação, realizada dias 25 e 26/07, mais de mil pessoas foram abordadas e cerca de 400 máscaras foram distribuídas na região central, São Cristóvão e Quinta dos Açorianos. A Polícia Militar precisou autuar dez moradores que se negaram a seguir os decretos emergenciais de saúde.

Publicidade

A força-tarefa mobiliza 44 agentes públicos, entre servidores municipais, policiais e bombeiros militares. Segundo o comando local da PM, a próxima ação da força-tarefa vai se realizar nos mesmo moldes, mas com "maior  rigor na cobrança, visto que a comunidade já foi devidamente orientada".

Desde a semana passada as Forças de Segurança do Estado receberam poder para atuar como autoridade de saúde e autuar quem não esteja cumprindo medidas de saúde previstas nos decretos estadual e municipal. 

28 07 10h bv pm covid 4 a3106
Permanência e circulação na praia e pontos turísticos está pribida em Barra Velha (Foto: PM/SC)

Durante o primeiro fim de semana, um carro de som também circulou pela cidade com orientações sobre as medidas de prevenção e uma barreira foi montada junto ao acesso da Avenida Beira Mar para apoiar os grupos de fiscalização. O objetivo é diminuir o impacto da pandemia de COVID-19 no município. 

Estas orientações e fiscalizações foram pautadas nas novas normas restritivas previstas no Decreto Municipal número 1.423 de 21 de julho de 2020, do Município de Barra Velha, elaborado com base nas orientações regionais estabelecidas pela AMVALI - Associação dos Municípios do Vale do Itapocu", esclarece o comando da PM em Barra Velha e São João do Itaperiú.O uso obrigatório de máscara é uma das regras que são fiscalizadas. 

E, apesar de o primeiro fim de semana ter focado na orientação, a Polícia Militar precisou realizar boletins na modalidade termo circunstanciado em desfavor de dez pessoas, que estariam descumprindo as novas normas e não teriam acatado as determinações dos fiscais de se adequarem".

Regras em vigência

Caso a comunidade flagre situações de descumprimento a essas normas, deverá informar à Polícia Militar através dos canais formais e oficiais de comunicação e geração de ocorrências, que são o 190 e o aplicativo PMSC Cidadão.

28 07 10h bv pm covid 3 ca154
Políciais e bombeiros militares passaram a atuar como autoridade de saúde (Foto: PM/SC)

Os decretos estaduais e municipal estabelecem entre as principais medidas obrigatórias de prevenção:

- Proibição da permanência, trânsito ou prática de atividades físicas nas praias, calçadões, praças e pontos turísticos do município;

- Uso de máscaras é obrigatório em todo o município;

- Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, padarias, confeitarias e similares pode funcionar das 6h às 18h, das segundas aos sábados;

- Aos domingos, apenas restaurantes e casa de assados podem funcionar com atendimento presencial e consumo no local, das 10h às 15h;

- Os serviços de entrega em domicílio ou com a retirada no balcão podem atuar sem restrições, mas sem consumo no estabelecimento;

- Aglomerações e festas permanecem proibidas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza;

- A única exceção são atividades que se encontram liberadas e reguladas pelas normas sanitárias em vigor;

Publicidade