Publicidade
Hospital Marieta tem apenas 03 vagas para 11 municípios

REGIÃO - A Foz do Itajaí Açu soma até esta quinta-feira, dia 30, 15.048 casos e 242 óbitos por Covid-19. No epicentro da pandemia, com maior número de casos no estado, os 11 municípios adotaram medidas conjuntas de enfrentamento, mas mantêm serviços não essenciais em funcionamento. Durante a semana, a região chegou a ficar com apenas um leito de UTI vago e deve fechar a semana com 92% de ocupação.

A Prefeitura de Itajaí informou que as internaçõe no Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência para a região, somam 74, das quais 59 são de moradores de Itajaí e os demais de outras cidades.

Publicidade

São 47 casos na UTI (apenas 03 leitos vagos), sendo 21 confirmados e 26 casos suspeitos. Outros 27 pacientes estão em isolamento, dos quais 16 têm diagnóstico positivo e 11 aguardam resultado do exame. No Hospital Infantil Pequeno Anjo são 04 casos em isolamento, sendo 03 de Itajaí e 01 de Camboriú.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta, afirmou à direção do Hospital e a um representante do município de Itajaí que mais 20 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 serão ativados no Hospital Marieta Konder Bornhausen até o fim da próxima semana.

31 07 14h30 regiao covid amfri uti taxa 5ccad
Leitos para Covid-19 devem ser instalados enquanto ampliação do Hospital Marieta não fica pronta (Foto: Divulgação | PMI)

Os novos leitos serão instalados na atual estrutura, enquanto os dois andares do Complexo Madre Teresa são finalizados.

Com esta ampliação, o Hospital Marieta Konder Bornhausen contará com 70 leitos de UTI COVID-19 e 21 leitos de UTI geral. A região também aguarda o cumprimento da promessa do governo de ativar mais 50 leitos de retaguarda.

Complexo Madre Teresa

De acordo com informações do Hospital Marieta e do Governo do Estado, a obra física do Complexo Madre Teresa está pronta para ativação de dois andares. No entanto, além dos respiradores e monitores enviados pelo Estado, são necessários outros equipamentos para conclusão dos leitos, como camas, macas, mobília, entre outros aparelhos.

Devido à COVID-19, fornecedores de hospitais receberam muitos pedidos em seus parques fabris e a capacidade instalada de produção estendeu os prazos de entrega. Com isso, a entrega de todos os materiais necessários e a contratação de equipe para colocar à disposição da população estes leitos de UTI e de enfermaria é de 40 dias.

31 07 14h30 regiao covid amfri uti 3 f7c4b
Região também aguarda por 50 leitos de retaguarda (Foto: Divulgação | PMI)

Quarentena prorrogada

O número de mortos em Santa Catarina chegou a 1.002 e o estado soma 77.001 casos, com 64.836 pacientes curados. Além da Amfri, medidas restritivas passaram a valer para Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul, regiões da saúde também classificadas em situação gravíssima.  

O Estado de Santa Catarina enfrenta um momento duro no combate à pandemia. Essas medidas para restringir a circulação de pessoas, infelizmente, são necessárias. O número de contaminados está acelerando e precisamos ampliar o distanciamento social. O Governo tem atuado para ampliar os leitos de UTI, porém a colaboração de todos é fundamental”, afirmou o governador Carlos Moisés.

As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por 14 dias, e a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias. 

>>> Confira o Decreto nº 740 na íntegra

 

Publicidade