fbpx
Cerca de 52 pessoas que apresentam sintomas e não foram testadas estão em observação
Compartilhe:

PIÇARRAS - Em pouco mais de 50 dias de funcionamento, o Centro de Triagem para o Novo Coronavírus atendeu 703 pacientes com sintomas semelhantes aos de Covid-19. Desse total, apenas 59 foram testados e nove pacientes foram diagnosticados com o novo coronavírus, dos quais sete já foram clinicamente considerados curados.  Outros 52 apresentaram sintomas, mas não foram testados e estão em observação.

Em menos de uma semana, região da Amfri acumula alta de 32% nas notificações de Covid-19 

Continua depois da Publicidade

Como a tendência no estado é de aumento no número de casos e de mortes, a principal recomendação é para que a população mantenha distanciamento social e saia de casa apenas quando estritamente necessário, com uso obrigatório de máscaras.

Os dois casos mais recentes foram confirmados em boletim do município no domingo, dia 10. São duas mulheres, de 31 e 26 anos, e moram nos bairros Centro e Santo Antônio, respectivamente.

As duas pacientes estão bem, fazendo tratamento domiciliar e em isolamento”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com exceção desses dois novos casos, os outros sete pacientes já foram "clinicamente diagnosticados curados":

2020_05_12_12h_picarras_centro_corona_exame.jpg
Coleta de exames ainda é insuficiente para determinar tamamanho da pandemia (Foto: Divulgação | ABr)

Número incerto

Em todo o país, a oferta de exames ainda é isuficiente e apenas pacientes com sintomas graves ou que tiveram contato com pessoas diagnosticadas têm prioridade. Com essa subnbotificação, ainda não se sabe ao certo o tamanho da pandemia.

Por você e por todos

Até o começo desta semana foram descartadas 50 suspeitas das 59 amostras coletadas em Balneário Piçarras. Outros 52 pacientes que apresentam algum dos sintomas, mas não foram testados ainda, são mantidos em observação para verificar possíveis evoluções de seus quadros clínicos.

Sintomas comuns

Febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito são os sinais mais comuns da Covid-19. Também foram observados, falta de apetite, perda do olfato e paladar. Pessoas com esses sintomas pode se consultar pela Telemedicina, no telefone  3347.2007.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é para que todos os pacientes com sintomas sejam testados e mantidos em isolamento.

2020_05_12_12h_picarras_centro_corona_sintomas.jpg
Fonte: Ministério da Saúde

Segundo a reção do Pronto Atendimento, de 703 pacientes que passaram pelo Centro de Triagem, instalado junto à Unidade de Saúde Central, alguns já estiveram em sala de emergência para controle mais estrito de sinais vitais e isolamento:

porém até o momento, não necessitamos intubar nenhuma complicação por Covid-19, porém se for necessário, temos instrumental completo para tal procedimento”, explicou o diretor clínico, Fábio Traghetta.

Segundo ele, apenas um caso precisou ser levado ao hospital de referência, MArieta Konder Bornhausen (Itajaí), para receber cuidados intensivos lá, porém sem necessidade de intubação.

A Secretaria de Saúde elevou o número de profissionais que formam o corpo clínico, com a atuação de dois médicos que se revezam no período de 24 horas.

Centro de Triagem

O acesso ao Centro de Triagem para a Coid-19 é pela Rua Natal Paulo Galastri, nos fundos do Pronto Atendimento. A recomendação é para que procurem atendimento pacientes mais graves com febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dores no corpo. No local, a Prefeitura implantou uma ala de emergência respiratória, para atender pacientes com quadro mais grave da doença;

Leia também:
Voluntários e prefeituras levam donativos às famílias mais afetadas pela quarentena
Em menos de uma semana, região da Amfri acumula alta de 32% nas notificações de Covid-19
Região da Amfri soma mais de dez mortes e tem 217 pacientes considerados curados
Secretaria de Saúde de Piçarras cria ala de emergência respiratória no Pronto Atendimento

 

Compartilhe:
  • 1
  • 2