fbpx
Caso confirmado na cidade foi classificado como "importado"

BARRA VELHA - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta semana o primeiro caso de Sarampo desde 2015 em Barra Velha. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso é classificado como importado, pois o contágio aconteceu em São Paulo. Todas as medidas de bloqueio foram realizadas e o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Santa Catarina é um dos estados que apresenta surto de Sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica - DIVE-SC, além de Barra Velha, o estado já registrou outros 14 casos da doença em 2019, todos classificados como importados, pois as evidências demonstram que, 3 casos foram de tripulantes estrangeiros de um navio que atracou no litoral catarinense em fevereiro e os outros casos têm histórico de residência e/ou deslocamento no período de exposição para o estado de São Paulo, onde está ocorrendo surto.

Continua depois da Publicidade

O setor aponta a crise migratória e a falta de vacinação como principais fatores que contribuíram para o surto da doença.

Sarampo  é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro da infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

Vacinação

A primeira dose da vacina contra o Sarampo deve ser tomada aos doze meses e a segunda e última dose aos 15 meses. Pessoas até os 29 anos que tomaram apenas uma dose devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Pessoas de 1 a 29 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina precisam receber duas doses. Para pessoas de 30 a 49 anos que nunca foram vacinadas contra o Sarampo é necessária apenas uma dose. Adolescentes e adultos até 29 anos que não souberem do seu estado vacinal devem receber duas doses com intervalo de pelo menos 1 mês entre elas.

A Secretaria de Saúde convoca a população que se enquadra nos grupos de risco a tomar a vacina contra o sarampo, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Barra Velha. Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sintomas da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal-estar, manchas vermelhas pelo corpo e nariz escorrendo ou entupido. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina.

2019_08_21_16h45_barra_velha_sarampo_inform.jpg.jpg

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click