fbpx
Vacinação será no Posto de Saúde Central durante todo o dia

PIÇARRAS - A Secretaria de Saúde realiza ações especiais neste sábado, dia 6, para aumentar o número de moradores imunizados contra a febre amarela e reduzir os focos de mosquito da dengue no município. O "Dia D" da vacinação será somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, das 8h às 17 - sem intervalo para almoço - e direcionado às cerca de 10 mil pessoas que ainda não tomaram a vacina no município. No mesmo local, a Vigilância em Saúde realiza, a partir das 8h, o mutirão para remover possíveis pontos de proliferação dos mosquitos que são vetores de doenças.

A Prefeitura promete "um pente fino" na região central da cidade, com entrega de informativo à comunidade, limpeza de terrenos e também levantamento para notificações de proprietários de terrenos em situação de abandono. O mutirão faz parte de uma série de ações estratégicas definidas pelo Governo diante da elevação do número de focos do mosquito na cidade.

Continua depois da Publicidade

Febre Amarela

Todas as pessoas de 9 meses a 59 anos, podem tomar a dose única com a doença. Quem já foi vacinado contra a a doença não precisa de reforço.

"Pessoas com mais de 60 anos precisam de prescrição médica", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informou que no período entre 1º de janeiro e 28 de março foram aplicadas 495.952 doses da vacina e notificados sete (0,001%) casos suspeitos de evento adverso grave pós-vacinação. Destes, dois (28,57%) permanecem em investigação, 2 (28,57%) foram descartados e 3 (42,85%) foram confirmados.

O estado de Santa Catarina é considerado área de recomendação de vacinação para febre amarela, que é considerada segura e a medida mais eficaz para a proteção contra a doença.  Entre julho de 2018 e 28 de março deste ano, foram notificados no estado 26 suspeitas de casos em humanos, dos quais apenas um foi confirmado - e levou o paciente à morte.

Dengue

A Vigilância em Saúde de Balneário Piçarras informou que até o dia 03/04 foram identificados 56 focos do mosquito aedes aegypt na cidade. O primeiro bairro a receber o mutirão foi o Nossa Senhora da Paz, região com maior incidência de focos. 

“Somente através de um trabalho de conscientização social é que conseguiremos sucesso na luta contra o mosquito”, garantiu o responsável pelo Programa de Combate à Dengue, André Ladewig. 

O trabalho tem aporte da Secretaria de Serviços Urbanos e também da Fundação do Meio Ambiente (Fundema).

* COM INFORMAÇÕES DA PMBP E DIVE/SC
Leia também:
Cerca de 10 mil pessoas não foram vacinadas contra a febre amarela em Balneário Piçarras
Rede pública de saúde intensifica combate à dengue e vacinação contra a febre amarela
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click