fbpx

PIÇARRAS - Neste sábado, dia 6 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde também vai estar engajada na campanha nacional “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama. As ações de prevenção serão realizadas junto ao mutirão “MedClínica Solidária”, que também vai oferecer para toda a população diversos atendimentos especializados e outros procedimentos gratuitos das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Aurélio Solano de Macedo. No local também haverá ações direcionadas especificamente à saúde feminina.

O “Outubro Rosa” busca informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e mama - os dois que mais matam mulheres. De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Bruna Emanuela Machado, enfermeiras vão realizar exames e dar orientações sobre o autoexame das mamas e a coleta do preventivo.

Continua depois da Publicidade

“Para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, haverá o encaminhamento para o exame de mamografia”, reforça.

Para realização do exame preventivo, Bruna destaca que alguns critérios básicos são exigidos, como por exemplo não ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame.

“No mesmo período, não se devem usar duchas ou medicamentos vaginais, nem mesmo gel. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação, sendo necessário esperar cinco dias após”, completa Bruna.

Mutirão de saúde

O 3ª MedClínica Solidária vai reunir profissionais das áreas de Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Proctologia e Psicologia, entre outros, para prestar atendimento gratuito.

Também serão realizados testes de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, HIV, hepatite e sífilis. Haverá ainda orientação de saúde e calendário vacinal.

Leia também: 
 
 
 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click