Publicidade
ELEIÇÃO 2020
Todas as siglas já apresentaram nomes, mas nenhuma dá pistas sobre coligações

PIÇARRAS - Adiada para novembro, a eleição municipal segue cheia de interrogações e poucas certezas. Os dois partidos que compõem o governo (PSDB e PSD) têm juntos seis nomes na disputa para prefeito e ainda negociam a continuidade da coligação. Na oposição as lideranças negociam a formação de uma frente ampla, mas todos os partidos já têm seus pré-candidatos.

As convenções partidárias devem se realizar entre 31 de agosto e 16 de setembro. Até lá, as legendas negociam espaços em coligações e participação dos planos de governo.

Publicidade

Até o momento, o PSDB e PSD, partidos que governam o município desde 2013, são os únicos com mais de um nome na disputa para a vaga de candidato a prefeito.

Entre os tucanos, devem estar na disputa interna em setembro: João Bento Moraes, Maurício Köche e Vinício José Santos.

O partido está ouvindo a sociedade para a escolha do nome que melhor representará Balneário Piçarras num futuro próximo”, afirma o prefeito e presidente do diretório municipal, Leonel José Martins, que preferiu não manifestar preferência por nenhum nome.

Ele assegura que a disputa não deve dividir o governo. Tanto o prefeito quanto os pré-candidatos afirmam que qualquer que seja o nome escolhido, deve ter apoio incondicional de todos os membros da executiva e do diretório. 

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Maurício Köche

Maurício Köche - Advogado e atual presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tem 53 anos e é servidor efetivo do município desde 1998. Foi vereador pelo PP por duas legislaturas, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Também disputou os pleitos de 2004 e 2016, quando ficou como suplente.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
João Bento

João Bento Moraes - Tem 59 anos, período em que ocupou vaga na Câmara de Vereadores por quatro vezes. É uma das lideranças políticas tradicionais na disputa e atual presidente do do Poder Legislativo.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Vinício José

Vinício José Santos -  Assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, tem 36 anos. Entre janeiro de 2017 e setembro de 2018 exerceu o posto de secretário da Saúde de Balneário Piçarras, até ser afastado por decisão da Justiça ao ser investigado por suposta prática de crimes

Tironi e Fábio Emitério  são os nomes do PSD

O prefeito Leonel Martins não manifesta preferência por nomes e afirma que o objetivo é aprimorar trabalho atual. Assim como os pré-candidatos, ele diz que PSDB se mantém aberto ao diálogo com outros partidos para possíveis coligações.

Mas a manutenção da chapa PSDB/PSD ainda é uma icógnita. Além do vice Flávio Tironi, o empresário Fábio Emitério apresentou o nome nesta semana.

Quero firmar que estou disposto a participar das eleições em prol de uma proposta de crescimento social e econômico, mantendo a cidade no rumo do desenvolvimento", afirmou o pré-candidato em rede social.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Fábio Emitério

Oposição busca nome comum

Fora do atual governo, as principais siglas têm consenso em torno de pré-candidatos, mas também conversam em torno de uma possível coligação. Segundo o presidente do Progressistas (PP), José Eduardo da Silva, a sigla vem conversando com MDB, Democratas, Republicanos e Podemos.

Nós estamos com pesquisas e elas estão indicando qual seria o nome mais aceito pela população. É isso que deve nos nortear. Dos candidatos que viemos conversando, qual deles a pesquisa apontar mais força, é quem estará à frente dessa coligação de partidos que estão conversando. São os partidos que querem mudança, Balneário Piçarras desenvolvendo em outro patamar”, afirma.

24 07h picarras precandidatos oposicao 159f4
Nomes da oposição têm se reunido com frequência (Imagem: Reprodução | Facebook)

Pelo PP, o pré-candidato a prefeito é o vereador Gercino Medeiros, o Gegê. Com 53 anos, ele já foi eleito para o Legislativo seis vezes consecutivas desde 1996. É gerente comercial e presidente da Paróquia de Santo Antônio.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Gercino "Gegê"

Tiago Baltt é o nome do MDB

O MDB é uma das forças que pode compor a frente de oposição. A sigla que já foi a principal força partidária local busca retomar o espaço que perdeu nas últimas eleições com a candidatura do empresário, e estreante, Tiago Baltt, de 39 anos. 

O partido aprendeu com o passado e hoje estamos organizando o presente e planejando o futuro”, afirma a presidente do diretório municipal, Andressa Pera, que é esposa do pré-candidato.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Tiago Baltt

Segundo Andressa, o MDB tem incentivado conversa com outras siglas mas as definições ocorrerão somente nas convenções.

Fabiano de Cristo volta à disputa pelo DEM

Outra força partidária tradicional que busca retomar espaço é o Democratas. O único nome apresentado na legenda é o do presidente do diretório, é o do médico Fabiano José Alves. Ele concorreu ao cargo em chapa pura - sem coligações - em 2016, quando ficou em quarto lugar na disputa, com 978 votos (7,91%).

Fabiano de Cristo, como pe mais conhecido, tem 45 anos, atua no serviço público de saúde de Balneário Piçarras, Penha e nas esferas estadual e federal. Também tem consultório no município há 15 anos e buscar disputar a eleição para prefeito pela segunda vez, dessa vez com apoio de outros partidos.

O objetivo principal é compor uma chapa que tenha pessoas interessadas no verdadeiro desenvolvimento da cidade e da região, e que seja uma composição que sugira e traga a renovação e inovação no jeito de fazer política e gestão pública”, declara.   

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Fabiano de Cristo

Paulo Coral: candidato dissidente

Pelo Republicanos, o médico e vereador Paulo Coral, de 33 anos, também busca espaço entre os nomes da oposição para a disputa a prefeito. Ele  estreou na política local em 2016 - ao lado do atual prefeito - como segundo vereador mais votado. Em 2018 disputou uma das vagas a deputado federal pelo estado e somou 5.139 votos. 

Desde que assimiu, Coral protagoniza discussões públicas com o ex-aliado Leonel Martins, principalmente depois que deixou o governo e votou contra projetos como o aumento do IPTU. Pré-candidato pelo Republicanos, ele confirma que o partido tem conversado com PP e demais legendas de oposição. 

Se conseguir fazer essa formação, vamos deixar os egos de lado, o orgulho de lado, e estaremos juntos num benefício comunitário”, comenta o vereador.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Paulo Coral

Podemos conversa com governo e oposição

Pela primeira vez na corrida eleitoral do município, o Podemos afirma que está aberto a coligação tanto com o governo quanto com a oposição, mas também tem pré-candidato: o presidente do diretório, Lavio Lúcio Dalfovo. Com 52 anos ele é consultor em gestão e membro do Observatório Regional do Foro Metropolitano Foz do Itajaí-Açu, do qual foi vice-presidente.

Dalfovo afirma que a legenda busca convergência de ideia e está disposta a abrir da candidatura própria em nome de um projeto novo para o município:

Não temos interesse em liderar, queremos sim a ideia de transformação e renovação de Balneário Piçarras”, complementa.

24 07h picarras precandidatos psdb mauricio 7145e
Lávio Dalfovo

Nova data

O calendário eleitoral deste ano foi alterado por conta da pandemia de Covid-19.  O registro de candidatos deve ser feito até dia 26 de setembro e a propaganda eleitoral está permitida após o dia 26 de setembro.

O primeiro turno está marcado para 15 de novembro.

EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA
Publicidade