PENHA - Segundo apuração oficial do TSE - divulgada às 22h03 deste domingo (15)- o prefeito Aquiles Costa (MDB) vai continuar no comando do município de Penha até 2024. A totalização extraoficial, por meio dos boletins de urna, apontava a vitória dele com 6.709 votos, mas a contagem oficial ficou um pouco abaixo disso: 6.359. A vantagem de mais de 1.700 votos sobre o segundo colocado já era comemorada desde o fim da tarde.
O prefeito acompanhou a apuração informal junto com sua família, amigos e colaboradores no comitê de campanha.
Emocionado, Aquiles agradeceu, no fim da tarde, o apoio de todos que trabalharam na campanha, e principalmente aos eleitores que lhe confiaram um segundo mandato:
A reeleição, diferente de uma eleição, é resultado do reconhecimento pelo trabalho já feito, e a confiança da população que vamos continuar fazendo o melhor para nossa cidade”, disse.

Perfil
O prefeito Aquiles José Schneider da Costa tem 38 anos, é bacharel em logística e funcionário público desde 2002. Se projetou na política local quando ocupou uma cadeira na Câmara Municipal e presidiu o Parlamento da Foz do Rio Itajaí Açu entre 2009 e 2012.
Nesse mesmo período, se destacou como voz de oposição na Câmara de Penha e conquistou espaço no MDB até se candidatar pela primeira vez em 2012. Mas só chegou ao comando do município quatro anos depois, em 2016.
Primeira vice-prefeita
A vereadora Maria Juraci Alexandrino, candidata a vice-prefeita na chapa de Aquiles, se tornará a primeira mulher a ser vice- prefeita na história de Penha. Vereadora no segundo mandato, uma das principais áreas de atuação de Juraci é justamente na defesa dos direitos das mulheres, onde se destacou por criar a primeira Procuradoria Especial da Mulher numa câmara de vereadores em Santa Catarina.
“Essa vitória não é apenas minha e do prefeito Aquiles, mas uma conquista importante para as mulheres na história política de Penha, onde precisamos conquistar nosso espaço de direito. Que essa vitória inspire e incentive cada vez mais mulheres a participarem dos espaços políticos, seja no poder público, organizações e na sociedade em geral”, declarou.
Antes mesmo do resultado oficial ser anunciado pela justiça eleitoral, a militância da coligação saiu em carreta pela cidade para comemorar a vitória.
Quando começou a apresentar lentidão, por volta das 20h, o site do TSE colocava o ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB) em vantagem, mas o MDB já festejava a vitória desde o fim da tarde.
Leia também: Tiago Baltt coloca MDB no comando de Piçarras após mais de duas décadas