Publicidade
RETA FINAL
Partidos buscam engajamento de nomes da política local e estadual nas campanhas para prefeito

PIÇARRAS - Ex-prefeitos, parlamentares, membros do governo federal e estadual, professores, líderes religiosos e de entidades da sociedade civil. Em busca do voto dos indecisos, os candidatos a prefeito têm divulgado o apoio de lideranças partidárias e comunitárias nos últimos dias da corrida eleitoral.

Uma das estratégias é o "apoio invertido", quando o candidato busca declarações a seu favor junto ao partido ou círculo social do adversário. Em Balneário Piçarras, os três postulantes ao cargo de prefeito apostam nessa estratégia.

Publicidade

Entre as declarações que mais repercutiram, a chapa governista, liderada por Fábio Silva (PSD), divulgou apoio do ex-prefeito de Piçarras, Neneco (MDB), e do ex-vice-prefeito Dr Luiz (PP). Os dois são de partidos de oposição e adversários de PSD/PSDB na corrida eleitoral.

O candidato progressista, Gercino "Gegê" Medeiros, teve a candidatura referendada pelo Deputado Federal Coronel Armando (PSL) e o senador Esperidião Amin (PP). Tiago Baltt (MDB) recebeu visita do ex-senador Leonel Pavan (PSDB). Ao declarar apoio à oposição, ele deu início a uma briga - tornada pública pelo WhatsAPP - com o prefeito Leonel Martins (PSDB).

Neneco e Dr Luiz apoiam Fábio e Vini

Fábio Silva (PSD) foi o primeiro a receber apoio entre correligionários de partidos adversários. Uma das principais lideranças do MDB na cidade gravou vídeo em apoio à chapa formada com o PSDB.

Olha Leonel, eu tenho certeza que o novo sucessor, apoiado por você, vai ser um grande prefeito junto com o companheiro de chapa dele [...] Ele é uma pessoa humilde, uma pessoa que vem lá de baixo e sabe receber o povo perfeitamente na prefeitura [...] Ele é um homem que vai trabalhar por Piçarras seguindo a administração do atual prefeito [...] Eu soube que estão usando meu nome aí fora de apoio a outros candidatos, mas é mentira", enfatiza o ex-prefeito Carlos Jaime de Andrade, o Neneco, que comandou o município em duas gestões (1982-86, 1992-96). 

Continua depois da Publicidade

Fábio visitou a casa do ex-prefeito dia 11 de outubro e agradeceu: 

Eu e o Vinício agradecemos o seu apoio, é de suma importância [...] O senhor, como o seu Leonel, vocês diexaram o seu legado [...] Eu e o Vinício vamos dar continuidade ao crescimento do município", declara o candidato. 

neneco1 8ac78
Neneco apoia Fábio e Vini: "Eu ponho a mão no fogo por eles" (Foto: Divulgação)

O ex-vice prefeito e ex-vereador Luiz José de Almeida Fayad, o Dr. Luiz (PP), também declarou apoio a Fábio e Vinício nas redes sociais.

Nessa eleição, eu estava descrente, desanimado, sem saber em quem votar [...] Conversando com meus amigos, eles me fizeram ter vontade de votar em duas pessoas que eles elogiaram muito: o Fábio e o Vini [...] Conheço seus pais, conheço seus avós, famílias boas, de honestidade e bom conceito na cidade [...] Eu ponho a mão no fogo por eles, porque eles tem capacidade para administrar nosso município". 

Dentro do círuclo partidário da coligação, Fábio Silva recebeu apoio também da Deputada Federal Geovania de Sá (PSDB), deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) e dos candidatos a prefeito e vice de Penha, Evandro dos Navegantes (PSDB) e Silas Antonietti (PSD). 

Continua depois da Publicidade

Gegê busca apoios nas esferas estadual e federal

A candidatura de Gegê (PP) e do vice Paulo Coral (Republicanos) recebeu apoio do Deputado Federal Coronel Armando (PSL). Em vídeo publicado nas redes sociais do partido no dia 8 de outubro, o ex vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara destacou a experiência política do candidato.

Eu apoio pessoas e não partidos. E o Gegê tem as qualidades que a gente deve valorizar na pessoa. Tem experiência para função de prefeito, tem experiência na Câmara de Vereadores. Tem anos na mesma empresa, que mostra a fidelidade dele ao seu trabalho, aos seus princípios", enfatiza.

Em busca da simpatia do eleitorado bolsonarista, Gegê já declarou que sua candidatura representa o pensamento conservador no cenário local e agradeceu pelo apoio:

O Coronel Armando já tem uma parceria com Balneário Piçarras.Já trouxe um carro para a APAE, trouxe R$ 150 mil para o combate a Covid-19, R$ 150 mil para a Polícia Civil para comprar equipamentos [...] Eu creio que vamos ter um grande aliado ao nosso lado em Balneário Piçarras a partir do ano que vem, afirma o candidato. 

Continua depois da Publicidade
deputado ad05a
Gegê divulgou apoio de deputado e senador (Foto: Divulgação)

Em vídeo divulgado pela campanha do PP nas redes sociais, o senador do partido por Santa Catarina, Esperidião Amin, também manifestou apoio e pediu votos para a chapa liderada por Gegê.

Quero aqui renovar o meu compromisso de estar ao lado das reividicações de Piçarras junto ao governo federal e pedir o seu voto para o nosso companheiro Gegê, candidato a prefeito, e para o vice, Dr Paulo Coral, ambos da coligação Oportunidades para todos...", afirmou Amin.

Pavan X Martins

O ex-senador Leonel Pavan (PSDB) protagonizou nesta semana uma discussão pública com o atual prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins (PSDB), depois de participar de um evento de campanha, dia 26/10, para fazer o anúncio oficial de apoio a Tiago Baltt (MDB).

O que nós precisamos para nossa cidade é de influência e conhecimento de pessoas que já passaram pelo Poder Público e deixaram sua marca. Sou grato por estar aqui com ele [Pavan] nesta noite e o considero desde já um padrinho político da nossa campanha”, agradeceu Baltt.

Em áudios vazados a partir do aplicativo WhatsAPP, Pavan cobrou de Martins uma candidatura própria do PSDB, que cedeu a cabeça de chapa ao candidato Fábio Silva, do PSD. O partido é adversário dos tucanos em Balneário Camboriú e aliado em Piçarras desde 2008.

Continua depois da Publicidade

Leonel, é ruim nós ficarmos discutindo assim, publicamente. Mas, como eu não mando recado, não engulo em seco, você me conhece muito bem [...] Você, como prefeito do PSDB, está apoiando um candidato do PSD, que aqui na minha cidade de Balneário Camboriú, é contra o PSDB [...] Você, prefeito da cidade por duas vezes, que tem moral, que tem voz e tem prestígio, não lançou um candidato do PSDB", criticou, ao reclamar por não ser atendido pelo líder do partido em Piçarras. 

122661951 3164347203675678 9205041152099421390 o 5c5dc
Fabiano de Cristo e Tiago Balt recebem apoio de Pavan em Piçarras (Foto: Divulgação)

Em resposta à Pavan, o prefeito de Piçarras disse que ele o procurou apenas para resolver assuntos pessoais:

Pavan, o atendimento que você queria na Prefeitura erra assunto pessoal teu, que eu não consegui resolver. Você sabe o que eu tô te falando. E eu não tenho nenhuma necessidade de te chamar em Piçarras. Porque você é PSDB. Aliás não sei, hoje você é mais MDB. Agora, sair da tua cidade e vir te meter em Piçarras é muito feio, meu amigo. Injustificável".

Ouça a íntegra dos áudios vazados: 
 
EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click