Publicidade
"Arroxa"
Nome do PT à Prefeitura de Barra Velha abre série de entrevistas com candidatos da região

Barra Velha - O Partido dos Trabalhadores (PT) disputa a Prefeitura de Barra Velha com o candidato André Rosa, ao lado do vice André Luiz Bard, também do PT. Ele esteve na redação do Expresso das Praias dia 05 para falar sobre o Plano de Governo da chapa para os próximos quatro anos.

Esta é a primeira de uma série de entrevistas com 15 candidatos a prefeito de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha, que o Expresso das Praias começa a publicar neste sábado, dia 17. Elas foram gravadas entre 05 e 16/10 e serão publicadas em ordem definida por sorteio.

Publicidade

Confira a agenda das entrevistas com os candidatos a prefeito da região:

● 17/10 - André Rosa (PT) - Barra Velha
● 18/10 - Fábio Silva (PSD) - Balneário Piçarras
● 19/10 - Evandro dos Navegantes (PSDB) - Penha
● 20/10 - Douglas Costa (PL) - Barra Velha
● 21/10 - Thiago Balt (MDB) - Balneário Piçarras
● 22/10 - Biano Souza (PP) - Penha
● 23/10 - Thiago Pinheiro (PP) - Barra Velha
● 24/10 - Gegê (PP) - Balneário Piçarras
● 25/10 - Isac Costa (PL) - Penha
● 26/10 - Professor Juliano (MDB) - Barra Velha
● 27/10 - Gustavo Machado (PRTB) - Penha
● 28/10 - Aquiles Costa - Barra Velha
● 29/10 - Betão (PT) - Penha

O tempo de cada entrevista é de no máximo 20 minutos. Elas foram gravadas na íntegra  dia 05 de outubro e são exibidas sem cortes*.

André Rosa promete arroxar Barra Velha

Natural de Joinville, André Luiz Rosa tem 47 anos, e chegou a Barra Velha em 1981. Formado em Ciência Contábeis, atuou no setor imobiliário, da construção e do entretenimento, antes de entrar para o ramo da gastronomia.

André também teve passagem pelo esporte local, como diretor de marketing do Barra Velha Esporte Clube, campeão da segunda divisão do Campeonato Catarinense em 1997.

O candidato participou ainda da organização de eventos como o Festival Gastronômico, Encontro de Amigos e atuou como assessor do Esporte Clube Poeirão. 

É filiado ao PT desde 2003 e concorre pela primeira vez ao cargo.

Expresso das Praias - Olá, candidato, obrigado por nos receber, o nosso tempo começa a contar a partir de agora.

Continua depois da Publicidade

André: Obrigado, Leandro, pelo convite do Jornal. Quero agradecer a oportunidade, agradecer aos barra velhenses, aos amigos, aos novos amigos que estou fazendo nessa caminhada. Aos meus familiares, meus pais, minha companheira e amiga, Simone Ribeiro, mãe do meu filho, Arthur.  Quero aproveitar a oportunidade para homenagear algumas pessoas nesse momento, que me incentivaram, que fazem parte da minha trajetória, meu tio já falecido, Miguel Rosa, prefeito de Araquari, prefeito de Balneário Barra do Sul, ao meu falecido tio, Getúlio Bittencourt, Celso Bittencourt e a todos vocês, meus amigos, que estão me apoiando nessa trajetória, ao povo Barra Velhense. Estou a disposição para as suas perguntas.

Expresso das Praias: Candidato, a sua plataforma fala em arrochar Barra Velha. Que conceito é esse e como o senhor pretende aplicá-lo no município?

André: O arroxa é um posicionamento que a gente desenvolveu, estamos usando a cor roxa como uma cor da transformação, e é dessa forma que vamos nos posicionar, é dessa forma que vamos fazer a gestão pública: com transformação na política, transformação na gestão, aplicando os recursos de forma responsável, através do planejamento estratégico, da transparência e do governo que pretendemos implantar, um governo participativo, com a implantação do Conselho de Gestão participativo, do orçamento participativo e a realização de obras importantes que a gente sabe que o município precisa e vamos ter que implementar com responsabilidade e com confiança que tudo vai trilhar no caminho certo para que a gente consiga fazer uma Barra Velha cada vez melhor.”

Expresso das Praias: A candidatura do PT em chapa pura vai disputar com siglas tradicionais do município e coligações numerosas, com bastante candidatos a vereador, inclusive. Como o senhor pretende equilibrar essa disputa, como o PT pretende equilibrar essa disputa?

André: A nossa disputa vai ser feita com o eleitor, na verdade a gente está se posicionando online, nossa estrutura é toda online, nossa comunicação vai ser feita com o eleitor e o nosso compromisso é com o eleitor. 

A gente não está olhando para os adversários, respeitamos todos os adversários, mas a nossa mensagem é com o eleitor barra velhense, é para ele que vamos enviar mensagens, projetos, nosso plano de governo, e é com ele que vamos governar juntos.

O governo participativo que a gente propõe está voltado para isso, para a participação do eleitor nas decisões, do cidadão barra velhense e é assim que a gente vai governar.

Expresso das Praias: O seu plano de governo fala bastante em aumentar a participação popular, a gente sabe que já existem diversos mecanismos legais que determinam que o poder público planeje as políticas públicas com participação popular, as audiências públicas, principalmente, de metas fiscais, orçamento, e a gente vê uma participação muito baixa da população. O que o senhor pretende fazer para que a população participe mais ativamente e compartilhe com gestores essa responsabilidade?”

André: Mobilização. A gente tem conhecimento que a Amvale fez recentemente um diagnóstico do município, e nesse diagnóstico consta justamente isso o que você falou: a falta de participação. Por quê? Porque não existe mobilização em torno dos movimentos e ações políticas que acontecem no nosso município. 

Então o que a gente pretende fazer? As audiências públicas serem comunicadas com antecedência, com responsabilidade, no horário certo para que o público participe. E o orçamentos participativo pretendemos formalizar essa proposta e que ela sirva como mecanismo de participação.

Expresso das Praias: O Plano Diretor é um desses mecanismos de planejamento, talvez o principal da cidade e deveria ter sido revisado, mas não foi ainda. O que, na sua opinião, precisa ser feito para que a revisão saia do papel e seja votada na Câmara?

Continua depois da Publicidade

André: A gente vai ter que rever o Plano Diretor, voltar a dialogar com a comunidade, porque já faz algum tempo, então ele já está desatualizado, vamos ter que atualizar ele e direcionar ele para o desenvolvimento que a gente pretende realizar em Barra Velha., que vai constar o orçamento participativo, a gestão participativa, a transparência, pois queremos implantar um governo transparente, planejado, e vamos ter que rever o Plano Diretor.

Expresso das Praias: O que o senhor pensa dessa política de verticalização como um planejamento para o desenvolvimento econômico da cidade, principalmente com relação ao debate em torno do Plano Diretor, que muitas vezes se limita apenas ao tamanho dos prédios, em áreas sensíveis, como a beira mar, na lagoa. O que o senhor pensa a respeito?

André: Tem a questão ambiental, que a gente vai ter uma política ambiental comprometida com o turismo, porque o nosso foco é o desenvolvimento turístico, e para gente, fazer o desenvolvimento turístico temos que pensar na questão ambiental, sentar com os nossos munícipes e decidir juntos. A grande sacada do nosso projeto é decidir junto.

img 7645 9f652
André visitou a redação do Expresso das Praias dia 05/10 (Foto: Ana Paula Salvador)

Expresso das Praias: Candidato, o que o senhor pensa a respeito da política de verticalização? Algumas vezes o debate em torno do Plano Diretor se resume apenas a esse aspecto do planejamento da cidade. O senhor é a favor dessa imposição de um gabarito sem limite para a altura dos prédios, por exemplo? 

André: Eu sou a favor de que a gente dialogue com os setores organizados, com os nossos munícipes, que a gente respeite a questão ambiental, que é muito importante. Estamos tendo um problema em Barra Velha agora com uma obra polêmica que está acontecendo lá e a gente tem que pensar o planejamento de forma estratégica, pensar a longo prazo de forma sustentável e o nosso compromisso vai ser de ouvir a comunidade nas decisões mais polêmicas e tomar a decisão junto com os nossos munícipes.

Expresso das Praias: O senhor acredita que o plano atual está muito defasado? Quais são os pontos que o senhor acredita que devem ser revistos?

André: Acho que devemos rever por conta da desatualização do plano, então vamos ter que atualizar de acordo com a nossa estratégia de desenvolvimento. Porque temos uma visão de desenvolvimento turístico e a gente tem que alinhar o plano a esse desenvolvimento que queremos propor.

Expresso das Praias: Entendi. E o seu plano de governo apresenta várias ações específicas para essa área do turismo, e também fala em incentivar a distribuição dos recursos gerados por essa atividade. Como esse tipo de política econômica se aplica na esfera do município?

André: A nossa proposta é distribuir o orçamento, e o nosso foco principal, como você acabou de falar, vai ser o turismo. O turismo vai ser nossa fonte de geração de renda, de recursos, nós temos uma estrutura em Barra Velha para desenvolver o segmento com recursos naturais, recursos culturais, o nosso povo é talentoso e temos que oportunizar tudo isso, temos uma proposta, que é construção do Centro de Eventos Multiuso, que vai ser um espaço destinado para esta finalidade, destinado para desenvolver o segmento turístico de forma organizada.

Continua depois da Publicidade

Não temos hoje um inventário oferta turística, não temos um planejamento turístico, a gente não tem um planejamento estratégico do turismo, vamos ter que estruturar o setor turístico do município, colocar o turismo de Barra Velha no lugar que ele merece, nos trilhos, e a partir daí fazer uma gestão focada no desenvolvimento do turismo, reduzir a nossa sazonalidade, temos um longo período de baixa temporada, são dez meses que os empreendedores enfrentam, que corroem os nossos recursos. E vamos trabalhar para reduzir esse longo período de baixa temporada, e fazer o turismo funcionar a favor do desenvolvimento de Barra Velha.

Expresso das Praias: Candidato, só para encerrar nossa entrevista, nos últimos tempos muito tem se ouvido falar sobre uma nova política, e não se sabe exatamente o que seria essa nova política. Na sua opinião, o que é preciso para promover uma renovação na política, principalmente partidária, a partir do município?

André: Os partidos são instrumentos, são ferramentas onde as pessoas participam e eu estou ingressando na política por acreditar que a política é a maneira mais fácil, e a única maneira que eu acredito de promover mudança, de promover melhorias e de fazer o recurso chegar às pessoas que mais precisam.

A política é esse instrumento e vocês tem que participar da política porque não tem outra forma de fazer o recurso chegar, termos um país com menos corrupção, ter um desenvolvimento fora da política. Os maus políticos vão ocupar os lugares dos bons políticos, e é com essa visão que eu entendo que a política é transformadora e eu acho assim, viu, Leandro, que a participação de todos na política hoje em Barra Velha, essa renovação que está acontecendo em Barra Velha, com vários candidatos é importante para fazer o processo político cada vez mais forte, consolidar o processo democrático.

E inclusive, quero desejar parabéns a todos que estão participando desse projeto eleitoral, aos meus concorrentes, aos candidatos a prefeito, vereadores, e Barra Velha está de parabéns, porque tem várias opções e eu sou uma delas e tenho certeza de que se a gente vencer essa eleição vamos construir um município com mais participação, como te falei, com mais transparência e planejamento, e ouvir a nossa comunidade acima de tudo.

Expresso das Praias: Obrigado, candidato.

André: Obrigado você, pela oportunidade, obrigado a todos os barravelhenses, pelo apoio.

* Nota do editor: Durante a gravação uma das integrantes da equipe passou mal e desmaiou. A entrevista precisou ser interrompida. Foi retomada em seguida e o candidato aceitou mantê-la, com cerca de 10 minutos de duração, de um total de 20 minutos máximo.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click