Publicidade
Postulantes ao cargo de prefeito também participam de série de entrevistas

REGIÃO - Os candidatos a prefeito nos municípios de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha participam a partir desta semana de uma série de entrevistas que serão exibidas a partir do próximo dia 17 pelo Expresso das Praias. Além de abrir espaço para que os postulantes ao cargo apresentem seus Planos de Governo, a cobertura também inclui a realização de debates nas três cidades. Todos com transmissão ao vivo pela internet.

O primeiro será na próxima semana,  dia 15, a partir das 19h, direto dos Estúdios Barra Mix, onde candidatos terão a oportunidade de expor e defender suas propostas para os eleitores de Barra Velha.

Publicidade

Na semana seguinte (29/10), no mesmo horário, serão os moradores de Penha que vão acompanhar a transmissão aberta para participação dos seis candidatos registrados. Com  três nomes na disputa pela Prefeitura, Balneário Piçarras vai acompanhar o debate dia 12/11, também a partir das 19h.

As datas e o regulamento foram comunicados à Justiça Eleitoral dia 1º e os candidatos começaram a receber os convites dia 05. 

O tempo de duração do debate será de até duas horas, de acordo com o número de participantes em cada cidade. Além de fazer perguntas entre si, eles também vão debater em torno de perguntas e comentários feitos pela população das cidades.

Para atender às regras sanitárias, o regulamento também estabelece distanciamento social. Não haverá público e o acesso ao local vai ser restrito à equipe de produção e um assessor por candidato - todos com uso de máscaras e credencial. A transmissão será traduzida para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Confira aqui o regulamento

Valter exige acesso prévio a perguntas

Até o momento, apenas o prefeito, e candidato a reeleição, Valter Zimmermann (DEM) se negou a dar entrevista e participar do debate. Ele se defende na Justiça Eleitoral de um pedido para impugnar a candidatura.

Por telefone, a assessoria de Zimmermann exigiu que o Expresso das Praias enviasse previamente as perguntas que seriam feitas. O pedido foi negado com base nos princípios da Constituição (a qual o prefeito jurou cumprir) e do Código de Ética dos Jornalistas. A entrevista, que estava marcada para esta sexta-feira, dia 08, foi cancelada.

Continua depois da Publicidade

O Ministério Público Eleitoral pede impugnação ao registro de candidatura do atual prefeito de Barra Velha porque ele teve contas dos anos de 2005 e 2006, quando assumiu o cargo anteriormente, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e pela câmara de Vereadores.

Nas redes sociais, ele se manifestou sobre o pedido e atribuiu a ação do Ministério Público aos adversários:

Não acreditem nessas histórias de que não serei candidato, estou calejado e acostumado, os meus adversários sempre tentam induzir que não serei candidato, mas não acreditem nisso. Sou sim candidato a prefeitura de Barra Velha e juntos seguiremos rumo ao futuro!

O espaço para que todos os candidatos confirmem participação continua aberto até o começo de cada de debate.

Diálogo aberto

Antes e durante o período de realização dos debates, os eleitores vão poder acompanhar diariamente uma série de entrevistas que já começou a ser gravada. Em até 20 minutos, os nomes que estão na disputa respondem a questões sobre suas trajetórias públicas, desafios para as cidades e as propostas para resolvê-los.

O objetivo é abrir espaço igualitário para que todos os postulantes ao cargo apresentem ao eleitorado suas propostas e esclareçam dúvidas por meio de intermediação jornalística profissional e isenta.

As entrevistas estão sendo gravadas desde segunda-feira, dia 05, e serão exibidas na íntegra, a partir do próximo sábado, dia 17/10, em ordem definida por sorteio.

Esta é uma das regras definidas em regulamento pelo Expresso das Praias para assegurar igualdade entre os participantes. Eles têm até o fim da próxima semana para participar.

Confira aqui o regulamento da entrevista

Leia também:

Com Evandro e Silas, PSDB e PSD buscam liderar oposição na campanha eleitoral

Continua depois da Publicidade

Progressistas formam coligação com PSC para lançar Biano e Pastora Teri à Prefeitura

Liberais definem vice de Isac da Costa e começam a elaborar plano de governo

Professora Juraci substitui Lindomar Schulle na chapa de Aquiles Costa

MDB, DEM E PODEMOS lançam empresário Tiago Baltt candidato a prefeito de Piçarras

Progressistas e Republicanos formam coligação para apoiar Gegê à Prefeitura

Propaganda eleitoral deve ter audiodescrição e interpretação de Libras, recomenda MPF 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click