Publicidade
Atual vice-prefeito afirma que vai deixar o PSD, aliado a Evandro dos Navegantes

PENHA - Coligado com Republicanos e Cidadania na disputa proporcional, o MDB deve registrar nos próximos dias chapa pura na busca pela reeleição do prefeito Aquiles Costa. A vice será a vereadora Maria Juraci Alexandrino, líder e representante do partido na Câmara desde 2012.

A chapa governista deve enfrentar, além dos adversários de 2016, antigos aliados em uma disputa com outros quatro candidatos.

Publicidade

A convenção do MDB ocorreu dia 15, de forma presencial e foi fechada a membros do diretório. A legenda terá 17 candidatos a vereador, dos quais seis são mulheres. Segundo a coordenação da campanha, o plano de governo está em fase de revisão e deve ser divulgado no ínicio da campanha eleitoral, dia 27.

A campanha de reeleição do prefeito Aquiles irá focar na divulgação de obras e açõs do atual governo municipal, mostrando a grande transformação que o município vem ganhando e propondo novas ações em prol da nossa cidade", afirma a coordenação da campanha ao Expresso das Praias. 

Perfil

O atual prefeito Aquiles José Schneider da Costa tem 38 anos, é bacharel em logística e funcionário público desde 2002. Se projetou na política local quando ocupou, entre 2009 e 2012, uma cadeira na Câmara Municipal e presidiu o Parlamento da Foz do Rio Itajaí Açu (Parlaamfri).

Nesse mesmo período, se destacou como principal voz de oposição ao então prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB), com quem protagonizou duas disputas pela prefeitura.

aquiles da costa 01 bcb93
Aos 38 anos, Aquiles Costa busca o segundo mandato (Foto: Arquivo | Divulgação)

Na primeira, em 2012, perdeu para o candidato tucano, que se reelegeu. Na segunda, em 2016, venceu o candidato governista Júlio Duarte (DEM), em uma disputa que tinha ainda Felipe Rebello Schmidt (PSD).

Lindomar abandona o PSD

O atual vice-prefeito, e presidente do PSD, Lindomar Schulle, era pré-candidato e decidiu deixar o partido que vai se aliar à chapa Evandro dos Navegantes (PSDB). 

Continua depois da Publicidade

 Eu não faço mais parte do PSD, estou pedindo desfiliação hoje", informou ao Expresso das Praias o presidente do diretório municipal do PSD após a legenda optar por indicar o vice de Evandro dos Navegantes.

Ele se elegeu vice-prefeito em 2016, ao lado de Aquiles, e saiu do PSC após romper com o governo. Atual presidente do PSD no município, Schulle buscava emplacar como candidato da legenda e não quis dar mais detalhes sobre a convenção.

22 15h30 penha lindomar 181b7
Dissidente do governo Aquiles e adversário de Evandro, Lindomar foi derrotado na convenção e decidiu deixar o PSD (Foto: Arquivo | Divulgação)

Professora Juraci é vice

O atual vice-prefeito foi substituído na chapa governista pela vereadora líder do governo, Professora Juraci (MDB). Ela tem 52 anos, é filiada ao MDB desde 2001 e chegou à Câmara Municipal em 2012.

Durante o primeiro mandato, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Casa, entre 2017 e 2020. Atualmente, responde pela Procuradoria Especial da Mulher e é presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional Penha "Anísio dos Santos".

No Facebook, ela agradeceu ao prefeito pela confiança:

Juraci Alexandrino tem licenciatura em Letras e atuou na rede municipal de ensino de Penha entre 1988 e 2014. Foi presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2004 e 2006 e coordenadora municipal do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008.

Republicanos

A convenção dia 11 definiu 17 candidatos a vereador e confirmou coligação com o MDB na eleição proporcional ao Poder Legislativo.

O presidente do diretório municipal, Ademir Antônio Soares, afirmou que a reunião contou com a participação de filiados e respeitou as normas sanitárias. A proposta do partido é uma renovação na câmara de vereadores.

Continua depois da Publicidade

Nós estamos com um grupo jovem, que nunca participou de eleição nenhuma, todos candidatos novos [...] A gente vai trabalhar mais via redes sociais e buscar o voto de pessoas que são simpatizantes do partido por telefone e WhatsApp”. 

Cidadania

O partido confirmou apoio aos candidatos do MDB, Aquiles da Costa e Maria Juraci Alexandrino, em sua convenção realizada no dia 10 e contou com a presença de filiados.  Decidiu de forma unânime se coligar na majoritária com o MDB, no projeto de reeleição do prefeito Aquiles. São 13 candidatos a vereador e a campanha será realizada com ênfase nas redes sociais. 

Apesar de o Cidadania vir de um partido já existente, ele estava inativo em Penha, assumimos ele em fevereiro, conseguimos formar uma boa nominata de vereadores, e se Deus quiser, a partir de 2021 teremos no mínimo uma cadeira no legislativo penhense, podendo dar ainda mais voz e vez à população", afirma o presidente do diretório municipal, Luiz Eduardo Bueno.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click