Publicidade
ELEIÇÃO 2020
Além de MDB, PSDB e PT, outras seis siglas têm pré-candidatos

PENHA - Único pré-candidato pelo MDB, o atual prefeito Aquiles Costa deve enfrentar ao menos duas chapas na disputa eleitoral de novembro. É isso o que indicam as lideranças partidárias locais, que devem confirmar nomes e alianças até o póximo dia 16. 

O cenário nos principais partidos indica que mais uma vez as coligações devem se polarizar em torno de tucanos e emedebistas, com petistas na disputa em chapa pura. O primeiro nome aprovado em convenção é o do ex-prefeito Evandro dos Navegantes. Escolhido por aclamação pelo PSDB nesta quinta-feira, dia 03. 

Publicidade

O período de convenções partidárias, quando os diretórios municipais escolhem seus candidatos, começou nesta semana (31/08). Até esta sexta-feira (04), nem todos os diretórios divulgaram a data ainda. 

Agenda das convenções
  • 03/09 - PSDB
  • 10/09 - CIDANANIA, PL
  • 11/09 - PROGRESSISTAS, REPUBLICANOS
  • 13/09 - PT
  • 14/09 - PSD
  • 15/09 - MDB

PSDB aclama Evandro

Segundo as principais lideranças da oposição, o maior bloco de partidos que vai enfrentar o MDB deve ser formado por PSDB, Democratas, Solidariedade, Patriotas, Podemos, e, talvez, o PSD.

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Ex-prefeito Evandro é o nome escolhido para liderar tucanos, que se reuniram dia 03 (Foto: Divulgção)

O presidente do PSDB Evandro dos Navegantes tenta retornar ao paço municipal para o terceiro mandato. Segundo ele, os tucanos conversam com outros partidos para construir "um projeto de futuro para a cidade", algo que, na visão dele, não é visado pela atual administração.

A composição será definida nas convenções, mas meu nome está à disposição para cabeça da chapa. Caso cheguem a um consenso de que outro nome é melhor para liderar a majoritária, o PSDB oferecerá uma nova opção para vice", afirmou ele antes de ser confirmado na convenção.

Enquanto a oposição deve focar nas promessas não realizadas por Aquiles, a estratégia do governo deve ser ressaltar irregularidades e polêmicas registradas durante a gestão tucana entre 2009 e 2016.

MDB busca novo vice até dia 15

O partido do governo rompeu com a maioria dos aliados de 2016 e negocia uma coligação com ao menos outras três legendas. 

Continua depois da Publicidade

De acordo com o presidente do diretório municipal, Sérgio de Mello, uma delas poderá indicar um vice, mas não está descartada a possibilidade do partido disputar a majoritária em chapa pura. A decisão sairá apenas dia 15/09, durante a convenção marcada para as 18h, na sede do diretório.

A base governista foca a pré-campanha nos ataques à gestão anterior, a qual reponsabiliza pelos projetos que não saíram do papel desde 2017. 

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Aquiles Costa busca novos aliados até a convenção do MDB, dia 15 (Foto: Divulgção)

Sérgio de Mello aponta a situação fiscal herdada da gestão do ex-prefeito, e pré-candidato, Evandro dos Navegantes (PSDB) como principal motivo. Cita como exemplo a dívida de R$ 12 milhões da Casan herdada por conta do rompimento de contrato para privatização do sistema de saneamento.

Vamos terminar o mandato pagando a dívida e teremos ainda mais dois anos do próximo governo pagando isso. O desastre de uma administração passada que deixou nosso município com futuro comprometido”, lamenta o líder do MDB.

Cidadania apoia Aquiles

Entre os líderes de partidos ouvidos pela reportagem, o Cidadania, através de seu presidente Luiz Eduardo Bueno, apontou consenso dentro da sigla em torno da reeleição de Aquiles. A convenção ocorre dia 10/09.

Betão é nome do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) será oposição em 2020, depois de integrar o governo Aquiles. Ao Expresso das Praias, o presidente do diretório municipal, Nicélio Assí Veloso, revela que a sigla irá concorrer na majoritária com chapa pura.

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Filiados do PT vão avaliar nome de Roberto Schmitt Maes, o Betão  (Foto: Divulgção)

Diante da conjuntura política atual, onde há um ajuntamento da maioria dos políticos de Penha em apoio ao atual presidente da República, um mentiroso compulsivo, acredito que nada nos fará desistir de uma candidatura própria, justamente para contrapor esse pensamento anti-povo”, afirma.

O pré-candidato pelo PT é Roberto Schmitt Maes, o Betão. Ele tem 40 anos, é servidor público municipal na cidade há 19 anos, sendo fiscal da Fazenda desde 2006. É também dirigente sindical, eleito primeiro suplente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (SindiFoz), em 2017.

A vaga de vice deve ser ocupada preferencialmente por uma mulher filiada ao PT, garante o presidente da sigla.

Continua depois da Publicidade

PSC tem dois nomes

Parceiro do MDB na chapa vencedora de 2016, o PSC ainda não bateu o martelo sobre alianças para 2020, porém, o presidente Alecsandro Wermuth sugere divergência com o atual governo.

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Milton Fonseca e Pastora Teri são nomes do PSC (Foto: Divulgção)

Não descartamos totalmente apoio ao MDB, mas com base na opinião da maioria, isto não está nos nossos planos”, declara.

Segundo Wermuth, dentro do partido há dois nomes na disputa pela nomeação nas convenções. O primeiro deles é Milton da Costa Fonseca. Ele é pastor, tem 63 anos, e é ex-condutor de máquina da Marinha Mercante. O segundo é o da pastora Teri, de 54 anos.

Lindomar é o nome do PSD 

O Partido Social Democrata mantém conversa aberta com outras partidos, mas tem consenso em torno do pré-candidato para convenção, dia 14: o atual vice-prefeito Lindomar Schulle Filho (ex-PSC), que rompeu com Aquiles em 2018.

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Vice-prefeito Lindomar Schulle disputa a preferência dos filiados ao PSD (Foto: Divulgção)

Antes de ser eleito em 2016, ele foi três vezes suplente de vereador e também secretário municipal de saúde. Com 46 anos, é técnico em administração e formando em gestão financeira.

Entre as propostas do partido para o município estão melhorias na infraestrutura da cidade, o saneamento básico, abastecimento de água, além de atenção especial na área da saúde.

Isac da Costa concorre no PL 

Continua depois da Publicidade

Outro ex-aliado do MDB, o PL,  tem como pré-candidato o vereador e presidente da Câmara Municipal, Isac Hamilton da Costa, atual presidente do dietório municipal. Ex-filiado do PSD, ele está no segundo mandato como vereador e será apresentado como nome à chapa majoritária na convenção marcada para o dia 10.

04 13h penha candidato pl isac 5e05f
O presidente da Câmara, Isac da Costa, é nome do PL na convenção dia 10 (Foto: Divulgção)

Em 2016 Isac foi eleito com 425 votos, 6º lugar no quadro geral. Entre as insatisfações com o atual governo, ele cita dois pontos.

Falou em Orlando Brasileira, Distrito Turístico, tematização da cidade e esqueceu do básico: a infraestrutura para que a cidade chegue a um patamar de liderança turística regional. Esse foi um primeiro ponto. Outro ponto que resultou no afastamento do PL do governo foi a insistência do prefeito em determinar a rotina da Câmara de Vereadores”, aponta Isac.

Progressistas apresentam Luciano Stoeberl

O presidente do PP, Luciano Stoeberl, não descarta a posssibilidade de disputar o pleito com chapa pura, o que deve ser decidido na vonceção marcada para a próxima sexta-feira (11).

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
PP quer emplacar o nome do Locutor Biano Souza, dia 11  (Foto: Divulgção)

O pré-candidato do partido é Biano Souza, 44 anos. Na iniciativa privada, foi locutor de rádio, TV e do parque Beto Carrero World. Também atua como cerimonialista e administrador hoteleiro.

Na vida pública, foi assessor parlamentar de deputados estaduais, de vereador e de prefeito, além de pastas da prefeitura, como Turismo, Esporte e Saúde. Foi também pré-candidato a deputado federal em 2017.

Podemos tem Jefferson Custódio

O Podemos também promete buscar soluções para problemas que o município sofre há anos. Aires Manoel de Novaes Junior, presidente do diretório municipal, cita o saneamento, a infraestrutura e o incentivo ao comércio como prioridades.

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Ex-vereador, Jefferson Custório busca vaga em chapa majoritária pelo Podemos (Foto: Arquivo | CVP)

O pré-candidato pelo partido é Jefferson Custódio. Com 40 anos, ele foi eleito vereador em duas oportunidades, em 2008 e 2012. Chegou a presidir a Câmara e também foi secretário municipal. É fundador do Instituto de Empreendedorismo Tecnologia e Inovação (IETI) e representante do Fórum Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu.

PRTB busca espaço

O presidente do diretório municipal, Gustavo Machado se apresenta pré-candidato para a convenção do dia 08. Mas já adianta que o partido do vice-presidente da Repúplica Hamilton Mourão deve se aliar à outra sigla.

Não é intenção concorrer com chapa pura e o partido está aberto para dialogar, desde que os interessados compartilhem dos nossos valores: família, Deus e a pátria.

O pré-candidato é formado em Direito, pós-graduado em Direito Processual Civil e advoga no setor imobiliário. Ele e a família residem em Penha há mais de 40 anos. No passado, foi candidato a vereador e deputado federal, sem ter vencido os pleitos, nunca tendo exercido um cargo público. 

 

04 13h penha candidato psdb evandro 5214c
Presidente do diretório municipal, Gustavo Machado, busca espaço para o PRTB (Foto: Divulgção)

Não responderam

Os presidentes do Democratas, Patriotas (10/11) e Solidariedade foram contatados múltiplas vezes para comentarem sobre seus pré-candidatos, porém declinaram o convite ou não deram retorno até o fechamento da matéria.

O presidente do Diretório do Republicanos (11/09), Ademir Antônio Soares, também foi procurado pelo Expresso das Praias, mas optou por não passar as informações sobre coligações e pré-canidatos do partido até o fechamento desta matéria.

Leia também: Com base governista dividida, partidos de Piçarras apresentam pré-candidatos e buscam alianças

EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click