fbpx
Decreto prorrogou medidas de isolamento por mais sete dias
Compartilhe:

ESTADO - Até o fim da tarde desta segunda-feira, dia 23, foram notificados 410 casos suspeitos e 86 confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Após reunião de todos os governadores com a Presidência da República, o governador Carlos Moisés anunciou que vai prorrogar por mais sete dias, a partir desta quarta-feira (25), o decreto que determinou a quarentena, com diversas restrições à circulação de pessoas e abertura de empresas.

Em coletiva de imprensa no fim desta tarde, Moisés informou ainda que o Estado está ciente da necessidade de mais doses da vacina contra a gripe e afirmou que já solicitou novos lotes. Estoques terminaram em Piçarras no primeiro dia da campanha e devem se esgotar nesta terça-feira em Penha, quando se espera que a reposição deva começar.

Continua depois da Publicidade

Segundo o Governo do Estado, a prorrogação da quarentena foi tomada com base na leitura dos dados sobre o avanço da epidemia no estado:

"A indicação é de que a gente tem que continuar e que o melhor remédio é o isolamento social. Evitar ao máximo essa interação com as pessoas para evitar a proliferação do coronavírus. O decreto publicado ainda de hoje também compila as decisões dos decretos anteriores e esclarece alguns pontos que ainda havia dúvidas", anunciou Moisés.

Segundo ele, uma nova reunião com o presidente está marcada para esta terça-feira, quando deve reforçar pedido de apoio das Forças Armadas no combate à epidemia no estado.

Emergência hospitalar

Questionado sobre a possibilidade de montar um hospital de campanha em Itajaí, o governador afirmou que a prioridade é reforçar a rede existente, mas não descartou a possibilidade. Segundo ele o governo estuda reativar unidades e construir hospitais modulares caso seja necessário.

"É mais difícil montar um hospital novo, se nós temos áreas da rede pública e privada que pode receber mais leitos... Então é mais fácil complementar a rede existente... Mas os novos espaços estão sendo avaliados pelo governo", ponderou.

Também foi anunciada a antecipação de investimentos para ampliar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de referência, como o Marienta Konder Bornhausen, em Itajaí. Mas essa ação tem como prioridade as regiões da Grande Florianópolis e do Sul do Estado, onde há mais casos.

Leia também: Estado regula manutenção de serviços e transportes durante a quarentena

Mais vacinas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira (23) e deve seguir até maio. A dose não protege contra o coronavírus, mas é eficaz contra o H1N1, H3N2 e do tipo B. A recomendação é para que idosos e outros grupos de risco solicitem, por telefone, a vacina em casa junto à Unidade de Saúde mais próxima.

2020_03_23_19h50_estado_VACINA.jpg

Em diversos locais, como o Núcleo de Saúde da Família (Nasf), em Balneário Piçarras, as doses  já acabaram. A Secretaria Estadual da Saúde garantiu que as doses devem começar a ser repostas a partir desta terça-feira, quando o Ministério da Saúde deve regularizar a logística de distribuição.

Em Penha, a Secretaria de Saúde informou no fim da tarde que recebeu até o momento apenas 30% das 3.437 doses que devem destinadas ao município ao longo de toda a campanha. De acordo com nota da Prefeitura, estoque deve acabar nesta terça-feira (24). 

A previsão da secretaria de saúde é que até quinta-feira a campanha já possa ser reiniciada normalmente em Penha.

“Se precisar, nós mesmos vamos buscar na regional de saúde”, garantiu o secretário de saúde de Penha, Sérgio de Mello.

Enquanto isso, os idosos acima de 60 anos podem se cadastrar nas unidades de saúde para receber a vacina em casa, por telefone, conforme lista divulgada pela Prefeitura:

2020_03_23_19h50_penha_coronavirus_telefones.jpg

Leia também:
Polícia fecha mais de mil empresas que descumpriram quarentena estadual
Estado regula manutenção de serviços e transportes durante a quarentena
Vacinação contra gripe terá salas isoladas e atendimento em casa para idosos
 
 
Compartilhe:
  • 1
  • 2