Publicidade
Debate foi transmitido da Câmara por rádio local pela primeira vez

 

Redução do tempo e proibição de doações por empresas alteraram cenário

Publicidade

 

Piçarras – Campanhas com duração reduzida à metade e gastos restritos. Neste ano, os candidatos a prefeito de Balneário Piçarras, Fabiano de Cristo (DEM), Leonel Martins (PSDB), Tampa Abençoado (PMDB) e Umberto Teixeira (PP) tiveram que se virar nos trinta para convencer os eleitores de que têm as melhores propostas para a cidade.


Além das novas regras, os candidatos de Piçarras fizeram pela primeira vez propaganda eleitoral gratuita no rádio, que realizou um debate. O município também teve, pela primeira vez em quase 53 anos de emancipação política, quatro candidatos a prefeito em uma eleição.

Continua depois da Publicidade


O que chamou atenção mesmo foram as novas regras eleitorais. Em 2016, a duração da campanha eleitoral ficou reduzida de 90 para 45 dias. As doações feitas por empresas foram proibidas e todos os candidatos tiveram que retirar dinheiro do próprio bolso ou esperar doações de pessoas físicas.


Sem muito dinheiro, apostaram nas redes sociais para divulgar suas propostas. O Facebook foi a plataforma mais usada. Os quatro candidatos criaram páginas de divulgação da campanha e aproveitaram a ferramenta para pedir votos.


No entanto, a Justiça Eleitoral recebeu denúncias de pessoas que utilizavam a rede social para atacar candidatos adversários. Alguns perfis falsos chegaram a ser retirados do ar.


Foi uma campanha em que os passos de todos os candidatos foram fiscalizados. Só em Penha e Piçarras, o Cartório Eleitoral recebeu mais de 100 denúncias de coligações, partidos políticos, candidatos ou mesmo de eleitores.


Entre as sentenças deferidas estão as multas que os candidatos a vice-prefeito, Flávio Tironi (PSD), e a candidata a vereadora, Lucimir Uller Bittencourt, receberam por propaganda irregular. Lucimir ainda foi notificada por associar seu nome como candidata a um cargo público. E, por fim, registrou-se uma nota policial na campanha: a investigação que apura a distribuição de um dossiê contra Tironi (LEIA MAIS NA PÁGINA 27).

Continua depois da Publicidade


O período foi marcadotambém por troca de acusações entre os candidatos Leonel Martins e Umberto Teixeira. A coligação de Martins chegou a pedir a impugnação da candidatura de Teixeira, que foi mantida pela Justiça Eleitoral.


Últimos comícios


Os candidatos a prefeito de Piçarras aproveitaram a quinta-feira (29), último dia de campanha eleitoral, para buscar votos em comícios. O do candidato Leonel Martins (PSDB) estava marcado para acontecer na Avenida Nereu Ramos, bairro Itacolomi, ao lado do Bali Hai. Fabiano de Cristo (DEM) faria o seu também às 19h, no terreno aos fundos do Ginásio Municipal Aurélio Solano de Macedo, Centro.


O comício de Umberto Teixeira seria realizado na Avenida Nereu Ramos, Centro, ao lado do Banco do Brasil a partir das 20h.


Já Tampa Abençoado (PMDB) tinha encontro marcado na noite de quarta-feira (28), às 19h30, na Rua das Acácias, bairro Nossa Senhora da Paz.

Continua depois da Publicidade

 

PROPOSTAS

 

Durante a campanha, três dos quatro candidatos a prefeito se dispuseram a participar do painel eleitoral promovido pelo Expresso das Praias para falar sobre alguns dos temas mais citados por nossos leitores. Nesta semana, dois deles fazem um balanço final da campanha e resumem seus planos para o mandato.  O prefeito e candidato a reeleição Leonel Martins (PSDB) comunicou por meio de sua assessoria de imprensa que não participaria e não responderá questionamento a respeito de sua gestão ou propostas. O candidado Tampa Abençoado  (PMDB) não enviou sua avaliação da campanha.

 

2016 08 24 bpicarras dandidato fabiano Fabiano de Cristo (DEM)

Continua depois da Publicidade

“Nossa candidatura veio como a única proposta real de mudança e renovação. Fizemos uma chapa única, sem coligações, justamente para não termos contaminação com a velha política. Uma campanha franciscana, com recursos do fundo partidário, sem ostentações, como devem ser todas as candidaturas.


Oferecemos ao eleitor uma oportunidade de cessar o continuísmo político, o revanchismo partidário e a alternância viciosa e nada democrática do poder. Num balanço geral, temos que agradecer a todos os moradores que abriram suas portas para dar atenção às nossas propostas e intenções, que são as melhores. Trazemos a opção de restaurar o que perdemos nesses últimos 20 anos, de melhorarmos tudo que foi feito e é considerado bom e, principalmente, de oferecermos a nossa cidade a implantação de tudo que nunca foi feito (hospital, informatização, rodoviária, urbanização plena, câmara de propulsão comercial) e muito mais. O nome disso é renovação, marca que identifica o partido dos democratas”.

 

2016 08 24 bpicarras dandidato umberto Umberto Teixeira (PP)

 “Primeiramente gostaria de dizer que sou candidato porque as pessoas me fizeram candidato, e não por um ato de vontade individual. E é pelas pessoas que aqui estou. Por isso digo que nossa candidatura oferece esperança. Esperança de desenvolvimento, de um governo sério, confiável e inovador. Capaz de prover segurança, gerar empregos, alavancar recursos para investimentos indispensáveis à qualidade de vida do nosso Povo, cuidar das crianças, dos idosos, da saúde e bem-estar de todos. É nesse sentido que temos pautado nossas propostas, em ações realizáveis; quem nos conhece sabe que temos credibilidade para propor, afinal, são mais que propostas, são compromissos com a nossa gente. Além do que está contemplado no nosso Plano de Governo (disponível em www.umberto11.com.br), acredito que o diferencial da nossa candidatura é a experiência aliada à inovação, as portas abertas que temos para buscar recursos para o nosso município, e a capacidade de desenvolver bons projetos para o bem comum”.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click