fbpx
Seu Neca - da Amarção

Região - O Expresso das Praias faz uma pausa no balanço dos três primeiros meses de governo dos prefeitos da região. Nesta semana, estava prevista a publicação de reportagem sobre as ações em Barra Velha, mas a enchente da semana passada conturbou a agenda do prefeito Claudemir Matias (PSB) e levou o chefe de gabinete, Marcelo Köche, a transferir a entrevista para a semana que vem. Por conta disso, em lugar desse balanço o Expresso das Praias apresenta um outro: o que contabiliza as mudanças empreendidas desde o início do ano nos governos Leonel, Claudemir e Evandro.

 
No município de Penha, apenas três secretários da primeira gestão de Evandro dos Navegantes (PSDB) permaneceram nos mesmos cargos. Na educação, Misael Cordeiro manteve o comando da pasta, assim como Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, que permanece na secretaria de pesca e agricultura. Wagner Figueiredo continua na Procuradoria Geral do Município.
 
Segundo informa a assessoria de imprensa da prefeitura, nenhum secretário deixou a administração tucana neste ano. Mas alguns mudaram de pasta, como Reginaldo Waltrick, que estava na secretaria de fazenda e foi para a de administração. O mesmo fez Rafael Celestino, que na gestão anterior estava na secretaria hoje ocupada por Waltrick, e agora responde pela Controladoria do município. Na fazenda o novo titular é George Salles, mais um nome da administração municipal que vem dos quadros do Parque Beto Carrero World. 
 
Durval Gonçalves, que estava na Fundação Municipal de Esportes, foi para a secretaria de desenvolvimento econômico (Semde) e Luiz Américo assumiu a Fundação Municipal de Esportes. No turismo, a vaga antes ocupada por Simone Cardoso agora é de Valdir José Mafra Junior. Evaldo dos Navegantes, que respondia pela secretaria de obras no fim da primeira gestão, voltou à chefia de gabinete, por onde já havia passado no início do mandato anterior. 
 
Nomes novos no secretariado, vindos da Câmara de Vereadores, também fazem parte da nova gestão de Evandro. O vereador Rogério Pedro Gomes está na secretaria de obras, Cleiby Darossi responde pela secretaria de saúde e José Antônio Bastos pela secretaria de planejamento. Alessandro Rubens da Silva é o gestor da Companhia Águas de Itapocoroy. A secretaria de assistência social é hoje comandada por Oracina Souza, substituindo Nelsi Zimmerman, que se aposentou.
 
O PSDB ainda é o partido com mais secretarias na gestão penhense, seguido por DEM e PSD. O salário dos secretários, aprovado no ano passado pela Câmara, é de R$ 5.850,00 mensais. Entre os então vereadores que votaram a favor do aumento, hoje dois são secretários: José Antônio Bastos e Rogério Pedro Gomes. Cleiby Darossi, atual secretário de saúde e então presidente da Câmara, não participou da votação do aumento.
 
Balneário Piçarras
 
Até o fechamento desta edição, a Secretaria da Administração e Fazenda (SEAF) do município não tinha enviado ao Expresso das Praias a relação de cargos comissionados solicitada por nossa redação. A reportagem apurou durante a semana que o governo de Leonel Martins (PSDB) realizou duas mudanças no secretariado desde janeiro. À frente da SEAF, Ana Lucia Wilvert deu lugar a Marcos Emílio, que integrou o primeiro escalão do governo anterior de Martins, entre 2005 e 2008. Na Secretaria de Obras, João Bento de Moraes, com os direitos políticos suspensos, está fora. No lugar assume Rogério Santhiago, indicado pelo PSD. O prefeito Leonel Martins (PSDB) teria garantido a Moraes o comando da gestão associada de águas e saneamento, cujo cargo não existe oficialmente no organograma atual do município.
 
A presença do ex-vereador João Bento de Moraes no quadro de pessoal é alvo de denúncia do ex-candidato a vereador Paulinho de Deus (PV). No processo que protocolou junto ao Ministério Público, Paulinho acusa a administração - que ele próprio ajudou a eleger - de nepotismo e de descumprir o artigo 89 da Lei Orgânica do Município, que proíbe pessoas com direitos políticos cassados de ocuparem cargos na administração. 
 
Barra Velha
 
Desde o dia 1º de janeiro apenas a secretaria de obras teve o comando alterado. Saiu José Brugnago, assumiu o vereador Carlos Alberto da Silva, o Tinho.
 
De acordo com o Departamento de Recursos Humanos, das oito pastas do organograma, duas estão sem titular. O prefeito também não nomeou o procurador geral do município, os secretários de desenvolvimento regional de Itajuba, da agricultura, pecuária e pesca.
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click