Publicidade
QUARTA TEMPORADA
Governo Municipal anunciou continuidade do projeto iniciado em 2020

PIÇARRAS - Um novo trecho da orla norte da praia é candidato para hastear a "Bandeira Azul" na temporada 2021/22. Caso a solicitação seja aprovada pelo comitê, a praia deve se tornar a maior extensão certificada pelo programa internacional. 

Em reunião durante esta quarta-feira, dia 13, na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), lideranças do governo confirmaram que vão dar continuidade à iniciativa iniciada em 2018 e debateram as ações necessárias para atender exigências do programa de certificação internacional.

Publicidade

Em 2020/21, durante a terceira temporada "Bandeira Azul", Balneário Piçarras a área certificada foi ampliada de 1,65Km para 3,35 Km, entre a descida da Avenida Getúlio Vargas até a Rua da Amizade (2660), no Centro. O hasteamento ocorreu dia 17/12/2020, em cerimônia transmitida pela internet.

Entre as novidades apresentadas estão pontos para o fornecimento gratuito de cinzeiros,  painel sobre as espécies de tartarugas marinhas que visitam a costa e novos modelos de banheiros.

A primeira certificação ocorreu na temporada de 2018/2019 e é resultado de um processo que avalia o cumprimento de 34 exigências.Em dezembro o município se candidatou para ampliar a extensão em 1,7 Km ao norte, junto ao trecho atendido pela obra de ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar).

Continua depois da Publicidade
18 15h 06 bandeira azul4 95d6f
Hasteamento para temporada 2020/21 se realizou dia 17/12/2020 (Foto: Divulgação | PMBP)

Além da qualidade da água, gestão e educação ambiental, segurança e acessibilidade estão entre ops principais critérios adotados. Também são observadas ações para atenuar fenômenos naturais e as leis locais relativas ao uso da praia.

Na fase piloto, os trechos recém certificados são fiscalizados semanalmente, com recolhimento de amostras da água. Nas duas temporadas anteriores, o município tinha 3,35 quilômetros de praia certificada, o que representa mais de 50% de toda a orla da cidade. 

Segundo a Prefeitura, neste ano, o comitê avaliador foi ainda mais criterioso, pois compara os dados atuais com o de anos anteriores.

Durante o hateamento, a ex-secretária de Turismo, Susan Correa, frisou que a Bandeira Azul marcou uma nova fase para o turismo na cidade.

A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outras praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, enfatizou.

Continua depois da Publicidade

Sob orientação da Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, a bandeira não ficará hasteada durante toda a temporada na praia para não incentivar aglimerações durante a pandemia de Covid-19.

 
EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click