PENHA - Começou nesta quinta-feira, dia 18, a temporada piloto do programa Bandeira Azul na Praia Grande. Durante a cerimônia de hasteamento, o Governo Municipal anunciou também a candidatura das praias da Saudade e Bacia da Vovó para a temporada 2021/2022.
O selo internacional é concedido para praias e outros balneários em todo o mundo que cumpram um protocolo de 34 exigências. Além da qualidade da água, são avaliadas gestão e educação ambiental, segurança e acessibilidade.
A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, entregou a bandeira de forma simbólica ao prefeito Aquiles da Costa. O evento foi restrito devido a epidemia do coronavírus.
Essa é a consolidação de um sonho. Podem ter certeza que é a primeira de muitas; em pouco tempo estaremos hasteando também no município de Penha essa bandeira em outras praias”, anunciou Aquiles.
O secretário de Turismo, Cleber Neumann, afirma que o trabalho realizado para a fase piloto do programa Bandeira Azul deve servir de modelo para as demais praias de Penha:
Essas estruturas iremos levar para TODAS as praias da cidade independente de certificação, mas temos a pretensão de tornarmos Penha a cidade com maior número de praias certificadas do Brasil", revela.
Neste ano, as cidades catarinenses de Bombinhas e São Francisco do Sul também tiveram praias certificadas para fase piloto. Em Balneário Piçarras, a região Norte da Praia também vai ser certificada por mais uma temporada.
Segundo a Prefeitura, a Praia Grande foi escolhida pelas belezas naturais e qualidade da água. A sugestão partiu da Secretaria de Turismo e do Comitê de Gestão da Orla. O trabalho da comunidade para fortalecer a estrutura local, promover a conservação da infraestrutura e a preservação ambiental também foram lembrados:
O trecho entre a Pedra do Meio e Praia do Canto tem sido conservado e estruturado ao longo dos anos também pela Associação de Surf local e a Associação de Moradores [AMAPG]”, destaca o secretário de turismo de Penha, Cleber Neumann.
Leana Bernardi também elogiou a comunidade e o poder público municipal por terem encarado o desafio de buscar a certificação, que neste ano foi conferida somente a 18 praias no Brasil.
O prefeito também homenageou o ex-secretário de turismo Arnaldo Dias, vítima de Covid-19, morto dia 13.
Esse programa não seria possível sem a parceria de diversas pessoas, inclusive entre as próprias secretarias de turismo, serviços urbanos e planejamento, numa rica colaboração com a comunidade, onde a união dos esforços nos conduziu a essa conquista”, comentou.
Além da Praia Grande, as demais praias de Penha já começaram a receber sinalização turística, limpeza, lixeiras, reformas nos postos salva-vidas, estaqueamentode proteção da restinga.