fbpx
Prioridade será para famílias que abrigam e cuidam de animais abandonados

PIÇARRAS - A Secretaria de Saúde e a Organização Não Governamental Capvara realizam nesta quarta-feira, dia 4, um total de 108 castrações em fêmeas de cães e gatos.

O mutirão gratuito vai se realizar no bairro Itacolomi, que tem registrado aumento de animais em situação de abandono. Por isso, de acordo com a Secretaria de Saúde, as famílias que abrigam ou cuidam desses animais terão prioridade na fila de atendimento.

Continua depois da Publicidade

"Serão realizadas 20 castrações por hora, para que fique mais organizado e também não influencie no cotidiano da própria unidade", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eunice de Souza.

O procedimento é pago pelo poder público e contratado por meio de licitação em que ficou estipulado o valor de R$ 120 por cirurgia, um custo total de R$ 13 mil para o município. As castrações serão realizadas em um consultório-carreta da OBG Capvara, que ficará estacionado nos fundos da unidade de saúde do bairro.

A iniciativa busca promover o controle da população animal, reduzir o número de cães e gatos abandonados e prevenir doenças, com redução em até 90% do risco de câncer de mama, ovário, útero, tumores venérios, infecções, entre outras doenças.

“Para 2020 planejamos ampliar o projeto e desenvolver o mutirão em outros bairros. Neste primeiro momento priorizamos os cuidadores e uma região mais vulnerável do município”, complementa a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

O trabalho começará às 8h e vai se prolongar durante toda a quarta-feira.

Leia também:
Maus tratos contra animais já podem ser denunciados à Polícia Civil pela internet
Tempo de passarinhar: evento dia 03/11 vai promover a observação de animais silvestres
  • 1
  • 2