fbpx
Condição deve permanecer no fim de semana

ESTADO - A elevação de temperatura no começo desta semana veio acompanhada de temporais localizados, vendaval e possibilidade de granizo. A Defesa Civil estadual emitiu alerta para as condições extremas em todas as regiões do estado durante esta terça-feira, dia 29, e quarta (30).

As tempestades ocorrem de forma mal distribuída, com pancadas de chuva e raios. Há risco de temporais localizados com granizo e ventania (rajadas próximas e acima de 60 km/h). De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais (Ciram), as condições são provocadas por um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Continua depois da Publicidade

Segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, o fim de semana deve ser marcado por uma nova onda de calor junto com uma frente fria que provoca temporais isolados na região da Foz do Vale do Itajaí no sábado (02) e domingo (03). 

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia -28/10/2019 – Hora local: 06:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

O início de semana é marcado por maior variação na nebulosidade com nuvens mais presentes a partir de quarta-feira (30). A segunda-feira teve chuva na madrugada com pancadas isoladas.

"Nesta terça-feira teremos maiores períodos de sol com pancadas de chuva à noite. A partir de quarta-feira o sol aparecerá junto a muitas nuvens com chuva ocasional. O sábado terá mais nuvens com chuva. O domingo será de sol com muitas nuvens. Não se descarta temporais isolados pelo calor", afirma o professor Sergey Alex de Araújo do LabClima/Univali.

As temperaturas máximas ficam entre 28/33°C até quinta-feira. Uma queda está prevista para a sexta-feira com 23°C, e volta a subir para sábado e domingo com máximas entre 25/27°C. As mínimas ficarão ente 19/21°C. Ventos variáveis com rajadas mais fortes na quinta, sexta-feira e domingo.

Litoral norte registra temperatura em elevação e tempo instável desde o início da semana (Foto: Jakson Santos)

Nas praias, há predomínio das ondas de leste até sexta-feira com tamanho médio de meio metro. Dependendo da praia séries menores ou maiores. No fim de semana, o leste continuará para Itajaí, mas para Navegantes e Balneário Camboriú variação para sudeste. Tendência de subida.

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click