fbpx
Tendência é de temperatura mínima abaixo dos 10ºC a partir desta sexta-feira

REGIÃO - A Defesa Civil deve ficar em alerta a partir desta sexta-feira, dia 02, para a previsão de ressaca durante o fim de semana. Até o domingo (04), a influência da mudança de fase da lua provoca o fenômeno conhecido como maré de sizígia, que aumenta a possibilidade de alagamento nas áreas mais baixas. Também há tendência de queda na temperatura no Litoral Norte, com mínimas abaixo dos 10º C a partir desta sexta.

A condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações se deve ao deslocamento de uma frente fria e ao avanço de um intenso sistema de alta pressão pelo estado. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), o vento intenso e persistente no quadrante sudoeste a sul, com rajadas de 50 a 70 km/h, deixa o mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 3,5 m em áreas afastadas da costa. 

Continua depois da Publicidade

Assim como Balneário Camboriú e Itajaí, Barra Velha está entre as cidades com alerta para a maré alta no Litoral Norte. Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de 1,3 metro, durante a madrugada de sexta-feira (02) às 3h02; sábado (03) às 3h42; e domingo (04), às 4h19.

"Nossas praias já estão bem fragilizadas na questão da erosão marinha. Se tiver uma tormenta, com certeza pode prejudicar mais porque a proteção da nossas praias são mínimas. Então a gente recomenda aos moradores, principalmente quem tem casas de praia, que fiquem alertas verificando constantemente as estruturas para que não ocorra como sempre acontece na Praia das Pedras Brancas, com algumas casas sendo destruídas parcialmente" - alerta o coordenador da Defesa Civil em Barra Velha Elton Cunha.

Segundo ele, os bairros Quinta dos Açorianos, Itajuba, São Cristóvão e Vila Nova são os mais suscetíveis aos alagamentos durante a maré astronômica. A recomendação é para que os moradores que têm casas próximas a rios e córregos nessas regiões fiquem atentos ao nível da maré, principalmente em caso de chuva. Em caso de emergência, a população pode acionar os Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (156).

2019_08_01_18h15_barravelha_alagamento.jpg
Picos de maré devem ser registrados entre 3h e 4h, nas madrugadas de sexta, sábado e domingo (Foto: Arquivo | PMBV)

Frio intenso

A tendência para o estado é de temperatura mínima próxima e abaixo de 0°C no período noturno e amanhecer, especialmente dias 03 e 04/08. A partir da tarde de sexta-feira (02/08) até a manhã de sábado (03/08) o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a precipitação de neve em áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. 

No Litoral as mínimas devem variar entre 2°C e 8°C, enquanto nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte Serra e Alto Vale do Itajaí ficam entre -3°C e -7°C.

Na madrugada e amanhecer de sábado (03) e domingo (04/08), haverá condição de geada ampla nas áreas altas do estado. Na segunda-feira (05) essa condição se mantém, restrita às áreas altas do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio Oeste.

Leia também:
Inverno começa com previsão de pelo menos três ondas de frio intenso até agosto
Litoral catarinense tem alerta para ressaca, maré alta e frio intenso durante este fim de semana
Mais sobre: ressaca
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click