fbpx
Ciram desmente notícia falsa sobre passagem de furacão

REGIÃO - O estado está em alerta para ocorrência de chuva mais volumosas a partir desta quinta-feira, dia 30, quando um sistema de baixa pressão sobre o oceano, e outro de alta pressão, sobre a Argentina, convergem ventos sobre o litoral. Ainda não há consenso sobre o volume, mas algumas regiões podem ter acumulados de até 150 mm durante o fim de semana. A Defesa Civil estadual enviou nota à imprensa nesta quarta-feira (29) descartando a possibilidade de furacão.

Notícias falsas que alertavam sobre a ocorrência do fenômeno circularam durante esta semana em grupos de WhatsApp e redes sociais. O Centro de Informações de Recursos Ambientais (Ciram) solicitou aos usuários que não reenviem essas informações e que confiram a previsão nos canais oficiais dos institutos de meteorologia. http://ciram.epagri.sc.gov.br/

Continua depois da Publicidade

O boletim meteorológico para esta quinta-feira (30) prevê possibilidade de chuva mais volumosa e persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulando totais elevados.

“Atenção para condição de temporais localizados com granizo em todas as regiões de SC”, alertam os meteorologistas do Ciram Clóvis Corrêa e Marilene de Lima.

A principal preocupação da Defesa Civil está no sul do estado, atingido por enchentes no fim de semana e onde a situação já é considerada crítica com o nível dos rios elevados e solo encharcado. Mas o alerta também vale para o Litoral Norte e áreas próximas ao Paraná.

Previsão

A sexta-feira (31/05) e o sábado (01/06) permanecem com chuva sobretudo nas regiões Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com acumulando total entre 40 mm e 70 mm em 48 horas. A temperatura deve ficar amena no restante desta última semana de maio, com mínimas entre 17/19°C e as máximas entre 21/24°C.

Ventos variáveis com rajadas mais fortes na terça, quinta e sexta-feira, e também no domingo. Nas praias do Litoral Norte, há predomínio de ondas de leste, com alguma variação para nordeste com até meio metro. Poucas ondas nesta sexta-feira e tendência de alta para o domingo (1º/06).

A previsão do Laboratório de Climatologia da Univali para a segunda-feira (3) é de sol, com aumento da nebulosidade e nevoeiros ao amanhecer. A partir de terça-feira (4/06) até o próximo domingo (8/06) a tendência é de predomínio da nebulosidade, com algumas aberturas de sol e condições de chuva diária, com trovoada isolada. Possibilidade de volumes de chuva acumulados significativos, maiores que 80 mm.

COM INFORMAÇÕES DO CIRAM E LABCLIMA/UNIVALI
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click