Publicidade
Yukaline - Conecta você
Dos 17 pontos analisados, oito foram reprovados na análise da água
ATUALIZADA ÀS 17H02

REGIÃO - De acordo com o novo relatório do Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA) - publicado em 03/12 - oito dos 17 pontos analisados em Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha estavam impróprios para banho. A falta de tratamento de esgoto continua sendo a principal causa de poluição das praias no litoral catarinense.

Em Balneário Piçarras, onde os dois pontos analisados estavam próprios na semana anterior, nas coletas realizadas de 26 a 30 de novembro, o do molhe Norte, na descida da Avenida Getúlio Vargas, foi considerado impróprio. No centro, a qualidade da água continua própria para banho. Em Barra Velha, dos quatro pontos analisados, dois são impróprios e estão na Lagoa (altura do número 336 da Rua Dr. Plácido Gomes de Oliveira) e na altura da Rua Antônio Moura, na Praia Central. Os demais locais analisados na Praia Central estão próprios.

Publicidade

Em Penha, que tem 19 praias, dos 11 locais analisados, cinco foram considerados impróprios para banho. Estão localizados na Praia Alegre (dois pontos),  e Armação (3 pontos). Foram aprovadas as amostras colhidas em São Miguel, Praia Vermelha, Praia Grande, Saudade, Quilombo e Bacia da Vovó.

Balanço estadual

O litoral catarinense está com 75,3% dos pontos próprios para banho, de acordo com o relatório de balneabilidade mais recente divulgado no site http://www.fatma.sc.gov.br

O IMA realiza o monitoramento da qualidade da água para banho de mar desde 1976. As coletas são efetuadas justamente nos pontos mais suscetíveis de poluição. Desta forma, é importante que a população esteja atenta às placas que identificam a condição do ponto ou acesse o site do IMA para ter conhecimento em quais locais é seguro entrar na água.

Durante a alta temporada – de novembro a março, os relatórios de balneabilidade são divulgados semanalmente, todas as sextas-feiras. E de abril a outubro a divulgação é realizada por mês.

Leia também:
 
 
 
Publicidade
  • 1
  • 2
Publicidade
Rádio Pérola FM
X

Right Click

No right click