Publicidade
Aquecimento da superfície do oceano Pacífico aumenta a ocorrência de chuva no sul do Brasil

 

Fenômeno pode provocar chuvas acima da média durante a primavera no sul do país

Publicidade

 

Itajaí  O fenômeno climático El niño volta a deixar a Defesa Civil em alerta na região para a possibilidade de enchentes na região durante a próxima primavera. A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) é de chuva acima da média a partir de setembro. A incidência do fenômeno já pôde ser sentida no inverno, que registrou chuva acima da média.

 

Continua depois da Publicidade

De acordo com o Ciram, o maior volume de chuva do ano ocorre em outubro, com acumulados mensais de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no Estado.

 

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a tendência é de que o volume de chuva aumente ainda mais nos meses seguintes. Ela explica que em Santa Catarina o El Niño (aquecimento da água do oceano Pacífico) provoca aumento no volume de chuva durante a primavera e avisa que o risco de alagamentos é para todo o estado:

 

- O recomendado é que a população e autoridades acompanhem a previsão do tempo diariamente – orienta, ao lembrar que, mesmo com essa possibilidade, o El Niño não é sinônimo de enchente no Estado:

Continua depois da Publicidade

 

- Por exemplo, em 2008 tivemos aquela catástrofe toda e não tínhamos El Niño e sim La Niña. Não significa que teremos enchentes, mas há possibilidade - reforça a meteorologista.

 

Primavera quente

 

Continua depois da Publicidade

A temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, continua apresentando anomalia positiva. As temperaturas estão acima da média neste inverno, que termina dia 23 de setembro. A mínima na região, segundo o Ciram, ficou 6ºC acima da média histórica nos primeiros 15 dias de agosto; a máxima 3ºC acima. A tendência para o restante do inverno e começo de primavera é de que as temperaturas permaneçam acima do normal.


Para a próxima estação, o Ciram prevê temperatura acima da média climatológica em SC. Mesmo assim, ainda pode ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click