fbpx
Convênio com o Senai leva tecnologia e inovação para a sala de aula

PIÇARRAS - Robótica, automação, eletricidade, montagem e manutenção de computadores, mecânica, programação, empreendedorismo e inovação. Esse é o foco dos projetos apresentados por estudantes que participam do Programa de Iniciação Profissional durante o último sábado de setembro (26), no Ginásio Aurélio Solano de Macedo.

Os participantes são alunos da rede municipal matriculados no 7º e 8º ano do ensino fundamental que puderam apresentar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos durante oficinas de eletricidade básica, automação, jogos digitais, mecânica, robótica, programação, inovação, entre outras áreas da tecnologia. Além dos trabalhos e pesquisas um robô gigante também chamou a atenção de quem participou do evento "Conheça a Iniciação Profissional".

Continua depois da Publicidade

O município investe R$ 396.389,28 ao ano para manter o Programa de Iniciação Profissional oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da empresa ARXO, que disponibiliza o espaço para as aulas.

“Foi muito interessante mostrar para as pessoas que foram conhecer o programa, o que nós aprendemos até agora na Iniciação Profissional. Eles ficavam curiosos e faziam várias perguntas. Vi o que as outras escolas apresentaram e aprendi muito mais sobre robótica, por exemplo, além de fazer novos amigos”, conta a estudante da Escola Monteiro Lobato, Stella Flores.

As escolas Professora Francisca Borba, Escola Professora Felicidade Pinto Figueiredo e o Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Miriam Geny Friedrichsen (CIEF) também participaram.

“O objetivo foi promover essa integração entre pais e filhos, apresentando o que eles já produziram durante as aulas e o que ainda será feitos por estes estudantes nos próximos anos”, explica a gerente executiva do SESI/SENAI na Foz do Rio Itajaí, Syntia Sorgato.
2019_10_02_9h40_picarras_feira_ciencias_2.jpg
Evento reuniu estudantes de quatro escolas do município (Foto: Divulgação | PMBP)

De acordo com a Secretária de Educação de Balneário Piçarras, Laureci Bernardete Schneider Pereira, a participação dos alunos nessas modalidades de curso auxilia no processo de aprendizagem, estimula a criatividade e motiva a busca de conhecimento em diferentes áreas. Além de ajudar futuramente na escolha profissional de cada estudante.

Curso de Construção Civil tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira, dia 07

Interessados em participar do curso de Construção Civil oferecido pelo Programa Federal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho têm até segunda-feira (7) para fazer a inscrição.  As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, na unidade móvel do SENAI que ficará instalada na rua 200, anexo ao Ginásio Aurélio Solano de Macedo, entre 7 de outubro e 22 de novembro.

O curso com carga horária de 36 horas (9h/dia) é oferecido preferencialmente a usuários da Assistência Social e inclui oficinas de Interpretação de Projetos Arquitetônicos; Revestimento de Argamassa de Parede; Revestimento de Regularização de Piso e Aplicação e Manutenção de Revestimento Cerâmico. Podem se inscrever pessoas com no mínimo 16 anos, Ensino Fundamental Incompleto e residentes em Balneário Piçarras. 

"O objetivo das oficinas é desenvolver habilidades relacionadas aos processos construtivos, oportunizar conhecimento prático e teórico em áreas específicas da construção civil", explica a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Stiebler.

Para fazer a inscrição, os documentos necessários são uma cópia do RG/CPF e comprovante de residência, caso a pessoa seja menor de idade é solicitado também uma cópia do RG/CPF do responsável legal.

Leia também: 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click