fbpx
Artigos foram elaborados por alunos do IFSC, em Camboriú

REGIÃO - “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos” é o título da obra que apresenta os resultados iniciais do primeiro e – até agora - único curso de pós-graduação em nível de especialização sobre o tema na América Latina. Implantado em 2012 pelo Instituto Federal Catarinense no município de Camboriú, o curso de treinadores e instrutores de cães-guia formou sua primeira turma em 2015.

O livro recém-lançado é uma produção coletiva que reúne resultados dos trabalhos de conclusão de curso dessa turma, além de artigos de colaboradores e depoimentos de duplas compostas pela pessoa com deficiência visual e o cão-guia.

Continua depois da Publicidade

“Nosso objetivo é divulgar informações sobre os cães-guia, a tecnologia assistida e ganhar apoio para os pesquisadores, já que só assim poderemos apurar e reunir dados científicos que conduzam a avanços nesse trabalho”, declara Márcia Santos de Souza, uma das organizadoras da publicação junto com Diana Cuglovici Abrão, Luiz Alberto Ferreira e Olívia von der Weid.  

Curso de pós-graduação do Instituto Federal de Santa Catarina é pioneiro na América Latina (Foto: Divulgação | IFSC)

Valendo-se da contribuição de profissionais de áreas diferentes, os artigos constantes da obra esclarecem como acontece o treinamento de um cão-guia, como são formados treinadores e instrutores e qual a percepção da pessoa com deficiência visual acerca de sua vivência com cães-guia.

“Trata-se de um conjunto de estudos que pretende apresentar as interfaces implicadas e, assim, auxiliar na consolidação desse novo campo de pesquisa em nosso país”, resumem os organizadores.

Divulgação | IFSCUma das formas de consolidar esta experiência-piloto realizada em Camboriú seria disseminá-la para outras regiões brasileiras, mas o projeto vem esbarrando na falta de recursos, decorrente de cortes no orçamento federal para a Educação.

Quem quiser conhecer e colaborar com o trabalho pioneiro, pode acessar https://www.letracapital.com.br/produto/caes-guia-no-brasil-primeiros-estudos/ ou  Livrarias “Catarinense” ou a versão em e.book  (Google play livros).  

Leia também: 
Academia de Letras promove no sábado, dia 18, lançamentos de três autores locais
Experimentos desenvolvido em escolas municipais se destacam em desafio do Sesi
Paratletas de Piçarras e Barra Velha treinam para o Campeonato Brasileiro de Atletismo
Documentário sobre videoclipe dirigido por pescador cego é exibido em rede nacional
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click