fbpx
Na rede municipal de Penha programação será neste sábado, dia 13

REGIÃO - Durante o mês de abril, a rede pública de ensino promove ações para chamar as famílias a se integrarem à comunidade escolar. Segundo a Secretaria de Educação, no primeiro fim de semana (6/04), cerca de 1,2 milhão de estudantes em todo o estado trouxeram familiares para participar. As escolas têm autonomia na elaboração das atividades e muitas vão promover o “Dia da Família na Escola” neste sábado, dia 13.

Na rede municipal de Penha, são esperados os familiares de cerca de 4.500 alunos matriculados em 11 escolas e nove creches. A recepção vai ocorrer em horários diversos, comunicados aos responsáveis por cada unidade escolar. Exposições de trabalhos, troca de experiências, atividades artísticas e musicais, além de lanche que será servido aos visitantes.

Continua depois da Publicidade

“Nossa ideia é que os pais conheçam o cotidiano escolar, a estrutura e o universo próprio de cada escola”, observa a secretária de Educação, Suselli Anacleto Batista.

A Escola Antônio José Tiago, do bairro Nossa Senhora de Fátima, vai oferecer neste ano uma programação noturna, com um jantar que vai custar R$ 5 por pessoa. Creches como a Orlandina Bento Mendes, do Gravatá, e a Mara Lúcia de Souza Melo, do Centro, terão dinâmicas de grupo, quebra-cabeças com fotos das crianças, brincadeiras e contação de histórias. Também haverá sessão de cinema com vídeos produzidos durante as aulas de artes.

Balneário Piçarras

A Escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Senhora da Paz, dá início na segunda-feira (15) à terceira edição do projeto “Escola de Pais”. Ao todo são 50 vagas para as atividades que incluem palestras, rodas de conversa e chá com os pais. As inscrições devem ser feitas na secretaria da escola. A diretora, Luciana Suzin, explica que o programa lançado em 2017 “surgiu com a necessidade da escola se aproximar mais das famílias e dar suporte para os pais na educação dos filhos em casa”.

São oferecidas palestras e discussões para aproximar a família com a vida escolar dos filhos.

“Quando você conhece a família e um pouco da história do aluno, fica mais fácil de entender como melhorar o desempenho dele”.

2019_04_11_16h_picarras_escola_de_pais.jpg
"Escola de Pais" busca atrair familiares para o cotidiano da Escola Monteiro Lobato (Foto: Divulgação)

Para o primeiro encontro deste ano o tema será “Segurança no uso da internet”.

“Participamos de brincadeiras e teatros. É bem divertido.” conta Rosemar de Borba, mãe participante do projeto.

Barra Velha

As escolas municipais realizaram atividades especiais na sexta-feira (05) - “Dia Nacional da Família na Escola”. Oficinas, apresentações culturais, palestras e diversas atividades desenvolvidas por alunos e familiares estiveram na programação.

A data foi instituída pelo MEC em 2001 e desde então é realizado oficialmente nas escolas, como estratégia de reforço à presença da família na escola. Celebrada sempre em abril, a iniciativa virou lei estadual em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Veja a galeria de fotos:

 

Leia também:
Creches em alerta: município já registrou 32 casos de impetigo desde o começo do ano
Prefeitura abre inscrições para nova seleção em processo simplificado

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click