Publicidade
Promenac Penha - Mais perto de você
Rede pública deve atender mais de 19 mil alunos na região

REGIÃO - As matrículas para o ano letivo de 2019  nas redes municipais de Penha e Balneário Piçarras se realizam entre a próxima segunda-feira, dia 12, e a sexta-feira (23/11). Em Barra Velha o período é de 13 a 30/11. Na rede estadual, o primeiro período de inscrições será de 19 até 23 de novembro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, ou seja, a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

Nas redes municipais é ofertada a Educação Infantil (creche e pré-escolar) e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais). As escolas estaduais oferecem, além do Fundamental, também o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial.

Publicidade

As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades escolares, com exceção do cadastramento para vagas nas creches - que atendem crianças de 4 meses a 3 anos – estes devem ser feitos na sede das secretarias de Educação. Na rede estadual, ainda haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro.

Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis legais devem apresentar: cópia da certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência atualizado; atestado de frequência, no caso de transferência; foto 3x4 e Histórico Escolar.  No caso de alunos com necessidade nutricional específica, é preciso apresentar diagnóstico médico. Portadores de necessidades especiais, transtorno de espectro autista, altas habilidades ou superdotação, deverão apresentar laudo médico.

“É muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo”, reforça a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco.

Panorama regional

Segundo dados do Censo Escolar 2017, nos municípios de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras, a rede pública (estadual e municipal) atende cerca de 19.917 alunos. A maior delas está em Barra Velha, com 7.224 alunos em 23 unidades de ensino, seguida por Penha, com 6.858 em 26 escolas, e Balneário Piçarras, onde 16 escolas municipais e estaduais atendem 5.835 estudantes.

A expectativa da Secretaria de Educação de Penha é de que até 4.500 alunos sejam atendidos pelo município em 2019. Entre as novidades para 2019, estão a abertura de uma creche no bairro de São Nicolau, além da implantação de ensino integral na escola João Batista da Cruz, na localidade de Mariscal. A escola Antônio José Tiago deve voltar às instalações, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

“Os alunos que já estudam em escolas e creches de Penha já foram rematriculados, e agora estamos abrindo as inscrições para novos estudantes, que ainda não estudam nas unidades da rede municipal de ensino”, explica a secretária de educação de Penha, Suselli Anacleto Batista.

Em Balneário Piçarras, o processo de rematrícula é de 05 a 14 de novembro.  Já em Barra Velha esse processo se realiza entre 05/11 e 12/11, para aluno que frequentou o ano letivo de 2018 na escola de referência, e de 13/11a 30/11 para aluno que iniciará a vida escolar ou transferidos.

Leia também:
 
 
 
Mais sobre: matrículas;
 
Publicidade

Enquete

Você é favorável à contratação de assessores parlamentares na Câmara Municipal?
  • 1
  • 2

Publicidade
X

Right Click

No right click