fbpx
Maior parte dos usuários dos serviços online se hospeda em imóveis alugados

PENHA - Mais uma pesquisa, divulgada nesta semana, classificou o município em segundo lugar no Brasil e primeiro em Santa Catarina no quesito hospitalidade.O levantamento é resultado da análise de 177 milhões de comentários enviados por usuários do serviço de reserva e aluguéis “Booking.com”.  O resultado foi festejado pelo setor de hospedagem e pela Prefeitura.

“É mais uma vez nosso povo mostrando que sabe e que gosta de receber gente”, comemorou o prefeito Aquiles Costa em nota à imprensa .

A maioria dos visitantes do município usa agências de turismo online (OTA’s na sigla em inglês) para alugar imóveis direto com o proprietário, principalmente durante o verão e férias de julho. Mas, na baixa temporada, quando diminuem esses aluguéis temporários, até 60% das reservas dos hotéis e pousadas da cidade são realizadas por meio de plataformas digitais como Booking, Decolar e Air-BNB.

Continua depois da Publicidade

A maior parte desse público é formada por famílias de Rio de Janeiro e São Paulo, que buscam, entre outros atrativos, o Parque Beto Carrero World. É o que afirma a consultora em estratégia tarifária e central de reservas Pâmela Melo, que atua no mercado local de hospedagens:

“Depende muito de como o hotel, a pousada, vai trabalhar. Algumas direcionam 60%, 70% para operadoras e OTA’s. Em outras, que têm estratégias próprias de venda, essa porcentagem cai para 30% ou 40%”, explica.

Casa na praia

Para 79% dos usuários do site Booking é importante se sentir em casa quando estão em viagem e um número parecido (78%) acredita que oferecer um ambiente aconchegante é sinônimo de hospitalidade.  Além disso, 8 em cada 10 viajantes (85%) dizem que as avaliações dos usuários são muito importantes para escolher com segurança um anfitrião que seja simpático e solícito.

“Eu acredito que esse seja o perfil das pessoas daqui. É natural, é cultural o bem receber. Então, é lógico que com treinamento a gente até melhora, pode ser primeiro lugar. Mas receber bem faz parte da nossa cultura”, diz o empresário penhense do setor turístico Cleber Neumann.

2019_05_28_17h_hotel_booking.jpg
Maior parte das reservas online estão voltadas para o mercado de aluguel temporário (Foto: Divulgação | Booking)

Treinamento é uma das principais atividades da Associação dos Hotéis, Restaurantes e Pousadas (Ahorepe). De acordo com a diretoria da entidade, a oferta de cursos é uma das prioridades junto com as ações de divulgação. Camareiras e recepcionistas, estão entre o público alvo das capacitações.

“Agora mesmo a gente deve iniciar o curso de espanhol, porque apuramos que é uma necessidade em vista do aumento de público latinoamericano. Então, a Ahorepe está subsidiando o curso para os funcionários dos nossos associados”, completa o presidente da entidade, André Locatelli Trein.

Em 2017, a cidade figurou em segundo lugar no ranking de hospitalidade do site Air-BNB, que também atua com reservas e, principalmente, alugueis temporários.

Leia também:
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click