Publicidade
Promenac Penha - Mais perto de você
Prefeitura aumentou número de alvarás para comércio temporário

REGIÃO - O verão se inicia dia 21 de dezembro, mas o movimento no litoral já aumentou nos fins de semana e principalmente nos feriados como da Proclamação da República, 15 de Novembro. O movimento do parque Beto Carrero World têm ajudado a aumentar a ocupação das pousadas e a movimentar os restaurantes e lanchonetes, onde os empresários estão otimistas para a temporada. Mas a movimentação de veranistas, segundo eles, ainda é considerada pequena.

O parque Beto Carrero World não divulga números, mas informa que o número de visitantes no feriado de 15/11 neste ano superou 2017 porque o feriado foi prolongado. Esse aumento também foi sentido por alguns estabelecimentos que se beneficiam diretamente do parque, principalmente o setor de serviços.

Publicidade

“O movimento de novembro está bem parecido com o do ano passado, mas esse feriado prolongado de 15 de novembro teve um movimento muito maior que o ano anterior. Estamos com as vagas esgotadas a alguns dias e todas as pousadas que conheço também estão lotadas”, comenta  Abimael Celestino, do Villarejo Parque Hotel, em Armação.

Se o movimento de turistas no parque anima, o de veranistas, por outro lado, ainda é modesto. Para muitos vendedores ambulantes e estabelecimentos ouvidos pela reportagem, entre o público que busca a praia como opção de lazer o movimento dessa pré-temporada em relação às anteriores tem sido menor. Para alguns, o ano de eleição contribui para a queda, mas todos se mostram confiantes com a chegada do verão.

O presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (Ahorepe), Andre Locatelli, acredita que o resultado da eleição deva influenciar positivamente com um aumento no movimento de 25% a 30%. Enquanto aguarda o resultado da aposta, o setor investe em qualificação para atender essa demanda:

“Temos investido bastante em capacitação profissional, especialmente em áreas destinadas ao atendimento ao público. A associação está promovendo junto ao parque Beto Carrero World mais um treinamento de capacitação destinada a todos os hotéis da região, voltada à vendas e informações sobre o parque”, informa.

 

A Prefeitura também aposta no aumento de movimento e informou nesta semana que vai autorizar até mais 12 alvarás de comércio temporário, com duração entre os dias 15/12/2018 e 30/04/19. Entre as atividades autorizadas estão o comércio de comida, churros, aluguel de cadeira/guarda-sol, aluguel de caiaque ou stand-up paddle. As praias atendidas são Alegre, Quilombo, Da Saudade, Grande, Trapiche e Vermelha. Um ponto foi retirado da Praia da Saudade.

Balneário Piçarras

Os comerciantes e empresários ouvidos pelo Expresso das Praias já percebem essa movimentação do público, apesar do tempo chuvoso em alguns períodos.

2018_11_23_15h50_picarras_praia_pre_temporada.jpg
Clima ensolarado favorece a movimentação de turistas e veranistas nas praias locais (Foto: Leandro Cardozo de Souza | EP)

O perfil da maior parte dos visitantes é o do veranista, moradores de cidades como Jaraguá do Sul, Joinville e Curitiba, que têm casa na praia. O sócio de restaurante em Balneário Piçarras, Luiz Eduardo Martins, afirma que o clima é relevante para o movimento na cidade, mas as mudanças de comportamento do consumidor também influenciam.

“Nos finais de semana e feriados de sol, houve maior circulação de visitantes. De uns dois anos pra cá, o perfil do consumidor mudou e isso também afeta. O cliente está mais consciente e presta atenção na qualidade, valor e quantidade do que é servido”, avalia.

Todos os anos esse perfil do visitante é confirmado por meio de estudo estatístico. As secretarias de Turismo da região da Foz do Rio Itajaí-Açu, entre elas as de Penha e Balneário Piçarras, realizam a pesquisa de demanda turística. Os dados ajudam a elaborar estratégias para promover um roteiro integrado do litoral norte catarinense por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR).

Segundo a secretária de turismo de Balneário Piçarras, Susan Correa, cada município executa uma consulta de acordo com a metodologia única aplicada pelo Consórcio. Em Balneário Piçarras, são realizadas entre 400 e 450 entrevistas em três períodos. Nesta temporada, elas serão feitas na primeira quinzena de janeiro e fevereiro e durante o Carnaval.

Leia também:
 
 
 
 
REPORTAGEM:
Jeferton Santos -Acadêmico de Jornalismo
Giovana Oliveira - Jornalista
EDIÇÃO:
LEANDRO CARDOZO DE SOUZA - Jornalista
 
Publicidade
  • 1
  • 2
Publicidade
Rádio Pérola FM
X

Right Click

No right click