Publicidade
INFORMAÇÃO
Palestra será realizada nesta sexta-feira, dia 12, no Centro Cultural Luiz Telles

PIÇARRAS - A Associação de Apoio aos Autistas (AMA) promove nesta sexta-feira, dia 12, às 19h,  a palestra "Autismo: impacto do diagnóstico na família e orientações", com a psicóloga Jaqueline Duarte.

O evento no Centro Cultural Luiz Telles terá restrição de público para cumprir as regras sanitárias de prevenção à Covid. A entidade estuda a possibilidade de transmissão ao vivo pela internet. 

Publicidade

A palestra vai marcar a abertura dos trabalhos da AMA no município e as inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do Instagram @amabalpicarras.

Com a realização desse primeiro encontro, as organizadoras esperam que seja possível identificar com mais precisão quem são e quantos são os autistas em Balneário Piçarras.

Atualmente, a estimativa é de que haja pelo menos 440 deles em três cadastros oficiais. A entidade também já apurou que há  fila no SUS para o diagnóstico:

Continua depois da Publicidade

É muito comum, principalmente porque no SUS tem pouco neuropediatra disponível... Então isso a gente sabe, que há bastante gente sem um diagnóstico fechado, mas que tem suspeitas. Tem características de autismo", revela a secretária da AMA, Priscila Souza Iglesias.

Características de TEA

Além desse público que já procurou apoio médico, a AMA divulga informações para orientar famílias a perceber as principais características dos transtornos do espectro autista (TEA).

11 15h30 picarras autismo face d5c69
Interesse restrito e repetitivo é um dos comportamentos mais frequentes em autistas (Fotos: Divulgação | AMA/SP)

Antes, as pessoas demoravam muito para descobrir e hoje a gente tem condições de desde cedo buscar essas intervenções porque cada vez mais as pessoas estão sabendo sobre autismo”, avalia a psicóloga Jaqueline Duarte.

Segundo Jaqueline, dificuldade para estabelecer contato visual e interagir são sinais que podem ser percebidos já nos primeiros 12 meses de vida. 

Continua depois da Publicidade

Ao longo do tempo outros sinais são frequentes, como interesses restritos e repetitivos, desinteresse por socializar e atraso no desenvolvimento da fala e da comunicação.

11 15h30 picarras autismo 4 480a4
Dificuldade para interagir e se comunicar são características do TEA (Fotos: Divulgação | AMA/SP)

Os portadores de TEA também costumam ser intolerantes com mudanças na rotina. Em alguns casos, têm dificuldade com barulhos e seletividade alimentar, como rejeição à textura de alguns alimentos.

Hoje eu diria que a parte da socialização, os interesses restritos e repetitivos é o que deveria chamar mais atenção dos pais. E as palavras mesmo….”, completa Jaqueline.

11 15h30 picarras autismo 5 22be2

Ainda não há uma ou mais causas totalmente conhecidas para o autismo. As evidências apontam que, além da predisposição genética, infecções durante a gravidez e fatores ambientais, como poluição, também contribuem para a ocorrência de TEA.

Continua depois da Publicidade

Aceitar: primeiro passo para integrar

A dificuldade de aceitação ou a falta de conhecimento em torno do TEA são obstáculos que também precisam ser superados por algumas famílias:

O autismo, como é algo permanente, é algo muito difícil de a família encarar e saber que vai ser para o resto da vida… não é passageiro. Sozinha, sem uma intervenção adequada, uma especialidade individual, vai ser muito difícil a criança alcançar esses objetivos”, orienta a psicóloga.

tabela01 ebd4d

Solidariedade e informação são as ferramentas para combater o preconceito contra os autistas:

Essa família precisa saber que não está sozinha e pode contar com outras pessoas nessa troca de experiência. Saber que, apesar de não ser passageiro, existem formas de minimizar todos os obstáculos e acreditar no potencial do seu filho”.

Por conta desse desafio, a AMA busca informar toda a população que precisa aprender a conviver, cada vez mais, com os autistas. Não apenas para que sejam compreendidos, mas para que tenham direito à cidadania e à vida em sociedade.

Continua depois da Publicidade

Leia mais:

Uma bela História

Entidade inicia luta por diagnóstico precoce para oferecer apoio à população autista

Associação de Amigos do Autista promove ações para ajudar famílias em isolamento social

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click