Publicidade
INCLUSÃO
Tratamento ajuda a reduzir sintomas e enfrentar preconceito

PIÇARRAS - Dificuldade para se comunicar e estabelecer interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Esses são os principais sintomas do Transtornos do Espectro Autista (TEA). De acordo com a estimativa oficial, a população autista pode chegar a até 440 pessoas no município, a maioria sem diagnóstico. 

Mapear e apoiar os portadores e familiares é a missão da recém fundada Associação de Apoio ao Autista de Balneário Piçarras (AMA). A assembleia de fundação ocorreu dia 25 de novembro, em reunião realizada na Câmara de Vereadores.

Publicidade

A assembleia foi aberta pela palestra "Autismo: diagnóstico precoce e atualizações", com o médico Egon Frantz, Neuropediatra (Blumenau/SC). Cenrca de trinta pessoas estiveram presentes, entre pais e demais membros da diretoria formada.

A reunião foi transmitida via redes sociais da entidade, devido ao Decreto Municipal nº 114/2020 com regras de prevenção ao Covid-19.

A diretoria e o conselho fiscal da entidade foram eleitos por aclamação com a seguinte composição:

Continua depois da Publicidade
  • Presidente: Adriana de Souza do Nascimento
  • Vice-presidente: Simone Seifert Godoi Walter
  • Secretária: Priscila de Souza Iglesias
  • Tesoureira: Alexandra PellensButtendorf
  • Conselho Fiscal: Tatiane Cristine da Silva Nunes; Ana Paula Bortoluzzi de Souza Siqueira; Ledy Maria Pinto Buttendorf  

Aumento expressivo

A Organização das Nações Unidas (ONU), estimou em 2010 que 1% da população mundial esteja dentro do espectro autista. Atualmente, o Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA aponta que a proporção seja de uma para cada 54 pessoas.

dsc04492 2 27755
Diretoria foi eleita durante a assembleia geral (Foto: Divulgação | AMA)

Como o IBGE projeta a população brasileira atual em 23.772 pessoas, a AMA estima que hajam cerca de 440 pessoas dentro do espectro autista em Balneário Piçarras. 

Possivelmente a maioria dessas pessoas não possui informação nem diagnóstico... Mais do que buscar solução aos desafios comuns dessas famílias, a AMA Balneário Piçarras objetiva divulgar o que é o autismo e ser um elo entre as famílias e a sociedade", destaca Adriana de Souza do Nascimento, presidente da entidade. 

A entidade busca junto ao governo municipal indicadores sobre o autismo e também lançou uma pesquisa online de demanda com as famílias, cujo link está disponível nas redes sociais da associação.

Continua depois da Publicidade

 

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click